UCS torna-se parceira da SAP, empresa líder em aplicações de software empresarial
Cooperação vai permitir avanços significativos no ecossistema de inovação, tanto para a academia quanto para a comunidade regional
A Universidade de Caxias do Sul celebrou recentemente uma importante parceria com a SAP, empresa líder em aplicações de software empresarial (ERP) no mundo. Sediada na Alemanha e com escritórios em mais de 150 países, a SAP conta com mais de 100 mil colaboradores, 4 mil no Brasil. A UCS está agora entre as universidades internacionais de renome que integram a SAP Next-Gen University Alliance, um modelo inovador de aliança que conecta instituições de Ensino Superior ao ecossistema internacional da SAP.
O escopo da SAP está em soluções que abrangem tecnologias de gestão de negócios, automação, integração, analytics, ciência de dados e inteligência artificial e desenvolvimento de aplicativos, com abrangência em diversas indústrias. Atualmente, a SAP tem como core a Business Technology Platform (BTP), que sustenta um inovador ecossistema de aplicações. A parceria UCS/SAP representa muitos benefícios relacionados a esses segmentos, não apenas para a academia, mas para a comunidade regional: estudantes aprendem na prática novas tecnologias e conquistam certificações de alta relevância para as empresas da região, com empregabilidade global; empresas desenvolvem com estudantes e professores processos de coinovação e transformação digital com novas tecnologias digitais em Next-Gen Labs; startups têm acesso a um ecossistema internacional de tecnologia e marketplace de soluções; profissionais do mundo da tecnologia participam de eventos e aulas da Universidade; alumni acessam oportunidades de carreira em uma empresa de tecnologias digitais de classe mundial.
“Nossa relação com a SAP já vem de muito tempo, e agora ganha uma proporção ainda maior, oficializada, no sentido de desenvolver e articular soluções conjuntas e integradas, desde apoio a programas de apoio de startups até a formatação de soluções e tecnologias embarcadas com grande amplitude. O software de gestão da SAP é utilizado hoje por grandes corporações. Nós, como instituição de ensino, pretendemos abrir frentes de cooperação não apenas com as empresas instaladas no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), parceiras da nossa Agência de Inovação (UCSiNOVA), mas também com os demais setores e áreas de conhecimento da Universidade”, observa a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin.
Para o vice-reitor, professor Asdrubal Falavigna, a aliança internacional que a UCS passa a integrar contribui para o cumprimento de um dos propósitos da UCS, o de induzir o crescimento e o desenvolvimento das pessoas e da região através do conhecimento. “O mundo está passando por um cenário de mudanças tecnológicas, culturais e de adoção e erradicação de diferentes profissões, os quais impactam diretamente no dia a dia e no sonho de um futuro melhor. A maneira mais precisa de superar estas adversidades é condicionando nossos atos com a geração, transferência e disseminação do conhecimento”, destaca.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, ressalta que a parceria UCS/SAP reforça o posicionamento institucional da UCS como articuladora regional do ecossistema de inovação e empreendedorismo. “A partir da conexão da academia com empresas, governo e comunidade, movimentamos o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios na Universidade. Essa atuação, abarcada pela Agência de Inovação UCSiNOVA, inclui a dedicação ao desenvolvimento de negócios inovadores, a incubação, a parceria com empresas, tudo isso abrigado na estrutura de um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, o TecnoUCS, que evolui acolhendo cada vez mais empresas e iniciativas. São dimensões sinérgicas que fomentam a geração de soluções e negócios de base tecnológica, e a parceria com a SAP consolida essa estratégica”, enfatiza o reitor.
Benefícios da parceria UCS/SAP para academia e comunidade
– Professores UCS terão acesso ao SAP Learning Hub Academic Edition, que é o ponto de entrada central para o corpo docente membro da SAP University Alliances acessar materiais de aprendizagem fornecidos pela SAP University Alliances, openSAP e SAP Learning Hub, edição para estudantes.
– Estudantes da UCS em diferentes cursos e níveis poderão ter acesso diferenciado ao SAP Learning Hub e ao SAP Student Zone: Free Learning Journeys for Students, com disponibilidade de conteúdos e tecnologias SAP para prática e aprendizado, participação em turmas internacionais com direito à vouchers de certificações SAP.
– Em um segundo momento, os alunos terão acesso a fábricas virtuais e simuladores gamificados de negócio.
– Professores poderão participar de pesquisas e acesso antecipado de tecnologias avançadas da SAP, atualizando-se com melhores práticas do mercado e interagindo com universidades da rede.
– A participação da comunidade acadêmica e empresarial em eventos do SAP Labs e Missões Internacionais para SAP Experience Centers também está contemplada.
– Participação de estudantes de diferentes níveis em Ideations, Hackatons e Processos de Co-Inovação para Transformação Digital em colaboração com SAP e empresas da região.
– Estudantes e comunidade poderão participar de eventos como aulas magna com experts de renome internacional da SAP, e ingressar em programas de SAP Future Talents.
– Via TecnoUCS, empresas da região da Serra que possuem sistemas SAP já podem desenvolver, em conjunto com SAP e UCS, processos de coinovação e de transformação digital em atividades com suporte de metodologias e tecnologias de classe mundial.
– Startups que se relacionam com a UCSiNOVA também podem participar, em função da parceria, do SAP Startup Innovation Journey e acessar o Marketplace Internacional da SAP, integrando sua solução às diversas tecnologias e negócios.
– Estudantes poderão ter acesso a oportunidades de carreira em nível nacional e internacional em todo ecossistema SAP via Programa de Talentos, e estudantes do CETEC ao Programa SAP Young Thinkers, que insere jovens no mundo da Tecnologia.
Fonte: Divulgação