UCS realiza a 2ª Feira Brasileira do Grafeno dias 13 e 14 de novembro
Detalhes do evento, do 1º Simpósio de Materiais Avançados e da 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação foram compartilhados com jornalistas na manhã desta sexta-feira, dia 6
A Universidade de Caxias do Sul realizou na manhã desta sexta-feira, dia 6 de outubro, uma coletiva de imprensa para detalhar informações sobre a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, eventos que ocorrem dias 13 e 14 de novembro no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS. As informações foram compartilhadas pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pela pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin, e pelo pesquisador Diego Piazza, coordenador do UCSGRAPHENE.
A segunda edição da Feira Brasileira do Grafeno consolida a UCSGRAPHENE no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais. Com sua origem advinda de quase duas décadas de pesquisas avançadas na área de nanomateriais na UCS, hoje destaca-se na América Latina como um dos principais ecossistemas de inovação voltado à produção, caracterização e aplicação de grafeno. Atuando de forma colaborativa com os diferentes setores do mercado, desenvolve e produz grafeno, material capaz de aprimorar as propriedades de termoplásticos, borrachas, resinas, óleos lubrificantes, entre outros, e conferir maior resistência mecânica, térmica, tribológica, química e bacteriostática a produtos com aplicações em alta tecnologia.
Assim como na primeira edição da Feira, realizada em julho de 2021, o evento tem como objetivo conectar profissionais e negócios e revolucionar a indústria mundial por meio do grafeno. Para tanto, terá a participação de mais de 60 expositores, mais de 20 palestrantes renomados e apresentações de cases por meio do 1º Simpósio de Materiais Avançados, uma das novidades desta edição. Os expositores trazem soluções e produtos contendo grafeno, resultantes da pesquisa e do desenvolvimento em parceria com a UCSGRAPHENE. O público-alvo é formado por empresários, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, estudantes, agências reguladoras e comunidade. São esperados mais de 12 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer as inúmeras possibilidades de aplicação do grafeno e seus derivados.
“Somos protagonistas do maior ecossistema de produção, caracterização e aplicação de grafeno da América Latina. A Feira é uma oportunidade de atuar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras em diversos setores e mercados, bem como na prestação de serviços tecnológicos inovadores”, destacou o reitor da UCS. Rech enfatizou a importância da Feira ao anunciar aos jornalistas que, junto com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinou convite para o empresário Elon Musk - fundador da SpaceX, CEO da Tesla e proprietário da rede social X, o antigo Twitter - para prestigiar o evento. “A possibilidade existe”, resumiu o reitor.
A 2ª Feira Brasileira do Grafeno é uma realização da Universidade de Caxias do Sul, UCSGRAPHENE e ZEXTEC Nano, com patrocínio da SBC e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento conta com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, InovaRS, EMBRAPII, Finep, SIMECS, Simplás, SEBRAE, Sicredi, Instituto Hercílio Randon, UCSfm, FAPERGS, SINDUSCON-RS, CRA-RS, CIC Caxias, MoBicaxias e XPlay.
Serviço:
O quê: 2ª Feira Brasileira do Grafeno, em paralelo ao 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: dias 13 e 14 de novembro, das 9h30min às 20h
Onde: Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul
Quanto: gratuito - inscrições no Sympla
Fonte: Divulgação