UCS desenvolve turmas de mestrado personalizadas, conectadas às necessidades das organizações
Modalidade permite que os mestrandos se concentrem na resolução de desafios específicos das empresas em que atuam
No âmbito da pós-graduação stricto sensu, a Universidade de Caxias do Sul promove oferta de mestrado exclusiva para atender às necessidades das organizações. Novidade, a alternativa é desenvolvida em conexão com as empresas e tem porcentagem de aulas in loco – nos ambientes profissionais dos estudantes – e na UCS. As atividades são orientadas para que os mestrandos possam se concentrar na resolução de desafios específicos da empresa onde atuam, contando com a garantia do sigilo empresarial, com duração de 24 meses.
Além dos benefícios às organizações, a qualificação agrega ao meio acadêmico ao permitir que a Instituição se debruce sobre as necessidades da sociedade, oportunizando a geração de avanços e competitividade nos setores industriais. Esse formato de mestrado é uma possibilidade para todas as áreas do conhecimento – para saber mais é possível acessar a página de pós-graduação stricto sensu e entrar em contato com o programa desejado.
PPGMEC promove primeira turma
Professores e estudantes da primeira turma de mestrado profissional com a característica – homologada em 2022 – tiveram encontro na última sexta-feira de fevereiro, dia 24, nas dependências da empresa RIO Metalúrgica Riosulense S.A. Com o intuito de compreender melhor os processos produtivos nas linhas de produção, a visita foi organizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) e professor da UCS Alexandre Fassini Michels e pelo gerente técnico de Engenharia e Qualidade da RIO, Clebson Ferreira.
A reunião contou com os dez mestrandos que integram a turma e os professores do PPGMEC/UCS Alexandre Fassini Michels, Alexandre Viecelli, Maria Cristina M. Farias, Guilherme H. da Costa, Giovani D. Telli e Rodrigo Zeilmann, coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS. “A visita dos docentes foi fundamental para ajustar os temas relevantes à empresa, conhecer o ambiente de desenvolvimento das pesquisas e, principalmente, nas construções entre orientado e docentes”, conta Alexandre Fassini Michels.
Para o coordenador do PPGMEC/UCS, a modalidade propicia um ambiente fértil de troca mútua entre as instituições em fomento à inovação, com a capacitação dos colaboradores para aplicação do conhecimento em futuros projetos. “A aproximação entre a academia e a indústria é uma realidade consolidada em países desenvolvidos e é de fundamental importância”, explica.
“Com ações como esta, a UCS realiza a sua missão de formar integralmente as pessoas, através da produção de conhecimento, para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta o professor Everaldo Cescon, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Pós-Graduação Stricto Sensu
Atualmente, a Instituição de ensino mantém 18 programas de pós-graduação stricto sensu, com ofertas de mestrados e doutorados nas mais diversas áreas do conhecimento.
Fonte: Divulgação
Foto: Divulgação