Sistema ERP da Focco impulsiona produtividade da Fante
Tradicional empresa de bebidas do Rio Grande do Sul consolida negócios após unificação de processos com software de gestão FoccoERP
Fundada na década de 1970, a Fante começou com uma produção de vinhos de mesa, em pequena escala; atualmente, a empresa possui uma planta industrial de 28 mil m² construídos e mais de 230 colaboradores inseridos na elaboração de produtos como vinhos finos, vinhos de mesa, espumantes, sucos, destilados e coquetéis não alcoólicos
Desde sua criação, a empresa de bebidas mantinha seus processos divididos sem nenhuma integração; contabilidade, fiscal, produção e gestão atuavam de forma independente. Em 1997, visando facilitar o trabalho dentro da companhia, potencializar a produtividade e evitar retrabalhos no negócio, a Fante adquiriu o software ERP da Focco.
Adquirir um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) significa obter um software que integra as principais atividades de uma empresa em um único sistema, permitindo um gerenciamento mais eficiente e preciso. Essa tecnologia, além de possibilitar uma visão geral das operações de uma organização em tempo real, ajuda a reduzir erros e aumentar a eficiência operacional.
O segmento de softwares ERPs atua no mundo inteiro. De acordo com a consultoria Gartner, no ano de 2020, o setor movimentou cerca de US$24,5 bilhões ao redor do mundo; só no Brasil, foram US$940 milhões.
“Um sistema ERP é fundamental para a organização de uma empresa, seja ela de qualquer segmento: bebidas, metal mecânico, alimentos, distribuidoras, entre outros. A principal tarefa é congregar operações e serviços internos, facilitando e agilizando processos”, comenta Robson Rizzotto, diretor comercial do FoccoERP.
A potencialidade do sistema ERP para a Fante
Dentro do FoccoERP, um sistema com grande aderência para o segmento de bebidas, estão as funcionalidades essenciais como módulos de safra e rastreabilidade para o controle da qualidade; controle de inspeção, análises químicas, controle de lote/validade e importação e tratamento dos XMLs de fornecedores.
“A Fante começou com meus avós, que tinham uma pequena cantina com apenas vinhos de mesa. Hoje, alcançamos uma estrutura mais ampla em termos de produtos e mercados. Esse crescimento foi promovido pela combinação de muito trabalho e seriedade com nossos parceiros, tendo como um dos principais deles a Focco.”, comenta Juliano Fante, controller da empresa.
Essa parceria com a Focco, além de levar crescimento para Fante, trouxe aprimoramento para a empresa de softwares de gestão, já que a empresa de bebidas foi uma das primeiras clientes do segmento. Atualizações de processos e customizações foram criadas a partir da parceria.
“Existe uma confiabilidade muito grande com as informações vindas do sistema ERP da Focco. A parte fiscal e tributária está sempre atualizada, o que é algo muito importante para a tomada de decisão na empresa”, explica Juliano.
Funções presentes no software voltado ao setor
A velocidade de informações é o catalisador para o crescimento produtivo de uma empresa. A interligação propiciada por um sistema ERP, desde a safra até a distribuição do produto final, evita a necessidade de correção dos processos.
“Dentro do FoccoERP, a junção dos processos gerenciais e produtivos faz a diferença no resultado final. Em nossa parceria com a Fante, o desenvolvimento de tecnologias de sistema para empresas de bebidas nos fez ir além e potencializar nosso trabalho, dessa forma podemos contribuir muito mais para o avanço do setor ”, finaliza Rizzotto.
Fonte: Divulgação