Secretaria da Agricultura informa período de reservas de sementes pelo Programa Troca-troca
A Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial informa que está previsto para o dia 22 de maio a abertura para reservas de sementes do programa Troca-Troca de Sementes safra 2023/2024. O prazo encerra em 02 de junho e os pedidos devem ser realizados na secretaria.
Segundo a secretaria, além das sementes já ofertadas, o programa ampliou as categorias de sementes de milho, aplicando duas novas da mesma, sendo uma para milho transgênico RR e outra para milho transgênico com nível tecnológico mais elevado e com TSI (tratamento industrial de semente).
As sementes serão classificadas nos seguintes grupos:
Grupo 1- Sorgo híbrido convencional.
Grupo 2- Milho híbrido convencional.
Grupo 3- Milho híbrido transgênico com resistência herbicida RR/RR2/TG.
Grupo 4- Milho híbrido transgênico tecnologia mínima de resistência herbicida e tolerância lagarta (tecnologias PRO2, PRO3, VIP3, TOP2, PW, PWU ou superiores).
Grupo 5- Milho híbrido transgênico tecnologia mínima de resistência herbicida, tolerância lagarta (tecnologias PRO3, VIP3, PRO4, TRECEPTA, LEPTRA-VYHR, POWERCORE ULTRA-PWU ou superiores) e tratamento industrial de semente para controle de sugadores e mastigadores (Dermacor+Poncho, Fortenza Duo ou equivalente).
* Grupos 1, 2 e 3 eram as categorias já existentes. Grupos 4 e 5 são as categorias novas.
Cada grupo citado possui padrão de preço definido por saca de semente que será divulgado no material técnico no início da semana.
O método de cobrança da parcela transgênica se mantém nas categorias de milho que são transgênicas e, portanto, os Grupos 3, 4 e 5 terão o valor da parcela da tecnologia transgênica que será diferente para cada uma delas devido ao padrão de preço de cada Grupo. Os detalhes estarão no material técnico.
O pagamento do boleto da parcela trangênicas das sementes da Safra possui previsão para o dia 26 de junho.
Para mais informações entre em contato pelos fones: 54 99630 0266 ou 3293 5627
Fonte: Vida no Campo com informações da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial
Imagem: https://www.embrapa.br/image/journal/article?img_id=29486758&t=1509472030970