Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente adere ao Programa “Solo Vivo” com bioanálise de solo

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Nova Pádua, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, aderiu ao Programa Solo Vivo, onde serão ofertados subsídios de 80% para a realização de 24 BioAnálises de solo, orientações e acompanhamento para servirem de modelo e melhoramento dos solos do município.
As Bioanálises foram desenvolvidas recentemente pela EMBRAPA para complementar os tradicionais fatores físicos e químicos do solo, onde dados enzimáticos determinam condições do solo em termos de ciclagem, armazenagem e suprimento de nutrientes, bem como respectivos índices de qualidade relacionados à biologia, ou seja, a condição biológica e química combinadas do solo. O que explica solos quimicamente iguais terem produtividades diferentes.
Quem terá direito ao subsídio: 24 produtores de uva Isabel, cujos vinhedos tenham de 10 a 60 anos até preencher cada um dos seguintes grupos:
1 - Uso intensivo de herbicidas, onde o produtor historicamente trabalha com o solo desprotegido (8 produtores);
2 - Uso moderado de herbicidas, onde o produtor faz a dessecação no período de brotação da videira (8 produtores);
3 - Utilização de cobertura verde a mais de 2 anos, onde o produtor realiza cobertura verde com uma ou mais espécies de cobertura verde a pelo menos 2 anos (8 produtores).
As vagas para esse projeto pioneiro na região e estado serão para os primeiros 24 produtores a se encaixarem nos requisitos e as coletas de solo se iniciarão a partir do momento de preenchimento do grupo.
Para esclarecimento de dúvidas e mais informações, favor entrar em contato com a Secretaria da Agricultura pelo fone (54) 32961140.
Fonte: Vida no Campo com informações da Prefeitura
você encontra!
