A publicação tem início com uma introdução cultural desse universo no dia a dia, discorrendo sobre a nossa relação cotidiana com o dinheiro e como aspectos emocionais e psicológicos também nos influenciam de forma indireta e desempenham um papel importante em nossas decisões financeiras, sobretudo quando se trata de compras por impulso.
Na sequência, traz conceitos básicos de finanças que auxiliam na compreensão de que lidar com elas desde cedo e sempre com sabedoria, é essencial para que se tenha uma vida financeira equilibrada e bem-sucedida. Desmistifica também os termos financeiros mais complexos e apresenta uma visão clara e objetiva sobre como gerir recursos de forma inteligente.
Nesta toada, o livro destaca ainda a importância dos estudos e do trabalho como pilares para a construção de uma base financeira sólida e duradoura.
Por fim, no âmbito da educação financeira propriamente dita, o livro aborda temas primordiais, como dívidas, consumo, crédito, poupança, investimentos e empreendedorismo. Para isso, traz dicas práticas, informações e orientações para que os estudantes tomem decisões conscientes em relação a esses temas.
“Segundo um levantamento do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 48,6% da população brasileira não costuma ter o controle da vida financeira, visando que não são todas as pessoas que têm acesso ao tema. Pensando nisso, é que criamos esse projeto, para oferecer os melhores conteúdos para professores - dos ensinos fundamental e médio-, em matérias afins como matemática, história e finanças - e, dessa forma, os profissionais poderão se capacitar e utilizar a obra em atividades em sala de aula”, conta Renan Cyrillo, CEO da editora Bela Vista Cultural.
O objetivo final do livro é mostrar como a disciplina e o planejamento são fundamentais para que se possa alcançar as metas para a realização dos sonhos e a conquista da independência financeira, vivendo com uma melhor qualidade de vida, fortalecendo a economia do país como um todo.
Com apresentação e patrocínio da Nubank e apoio da Scotiabank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a publicação faz parte de um projeto cultural mais amplo, que inclui a realização de ações educacionais em instituições de ensino públicas e junto a entidades culturais, por meio de uma Cartilha Educativa, assim como a doação de exemplares da obra para os estudantes e professores dos espaços visitados. A proposta contempla, por fim, uma exposição online e uma versão do livro em audiobook, que visa a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais visuais.
Ficha Técnica:
Tiragem: 3.000 exemplares;
Formato: 21 x 25 cm fechado, 42 cm x 25 aberto;
Número de páginas: 160 páginas;
Capa: dura
Impressão: papel couché laminado
Miolo: em offset, impresso a 4x4 cores;
Acabamento: lombada quadrada e miolo costurado.
Impressão: Pancrom Indústria Gráfica
Ilustrações: Erick Pasqua
Público-alvo: geral, mas destinado aos alunos da rede pública de ensino fundamental e médio
Fonte: Divulgação
|