Prejuízos com as chuvas ultrapassam R$ 1,3 milhões em Nova Pádua

As recentes chuvas excessivas deixaram um rastro de prejuízos estimados em R$ 1.359.503,00 na agricultura de Nova Pádua, conforme dados levantados pela Secretaria de Agricultura e da Emater do município.
Entre as culturas afetadas pelo alto volume de chuvas estão os parreirais, que sofreram perda total de estrutura devido a deslizamentos de encostas. Além disso, outras culturas como pêssego, ameixa, pera, maçã, caqui, kiwi, laranja e cebola também foram severamente prejudicadas, com danos em mudas e estruturas causados por erosão, deslizamentos e quedas de árvores.
O milho foi afetado pelo vento e pelo encharcamento do solo, levando à perda de sustentação e ao deitamento das plantas. Isso exigirá a colheita manual, e as variedades mais avançadas correm o risco de brotar na espiga, reduzindo seu valor comercial.
Outras culturas, como repolho, brócolis, beterraba, couve-flor, tomate e pimentão, também sofreram perda de produção devido ao excesso de umidade no solo.
Além dos danos às plantações, o município enfrenta dificuldades no escoamento da produção vegetal, leite, aves e outras estruturas, como os cultivos protegidos, aumentando os prejuízos causados pelas chuvas intensas.
Fonte: Vida no Campo com informações de Prefeitura de Nova Pádua
você encontra!
