Parceria entre AGU e TRF4 garante continuidade do funcionamento da Justiça no Rio Grande do Sul
Advocacia-Geral da União disponibilizou para juízes federais acesso a processos judiciais armazenados no sistema Sapiens
A Advocacia-Geral da União (AGU) disponibilizou aos juízes federais que atuam na 4ª Região acesso a processos judiciais e documentos eletrônicos disponíveis na plataforma Sapiens. A medida atende a uma solicitação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que teve o acesso aos seus bancos de dados prejudicado em virtude das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
A solução foi desenvolvida pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica da AGU, por meio do Departamento de Inteligência Jurídica e Inovação, e disponibilizada ao tribunal na sexta-feira (10/05). O Sapiens é um gerenciador eletrônico de documentos da AGU que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo, que armazena dados de mais de 2,3 milhões de processos.
O secretário de Governança e Gestão Estratégica da AGU, Francisco Alexandre Colares, salienta que a parceria com o TRF4 é um exemplo de como as instituições podem se unir em prol do bem comum. “Ao garantir o acesso à Justiça aos cidadãos do Rio Grande do Sul, reafirmamos nosso compromisso com a democracia e com a promoção de políticas públicas que beneficiam toda a sociedade", assinala.
O presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, acrescenta: “As tragédias e as adversidades têm um notável poder de unir pessoas. O drama experimentado pelo Rio Grande do Sul também tem revelado a eclosão desses sentimentos em relação às instituições. O momento é de tolerância e de solidariedade, e a colaboração da AGU ajuda a minimizar as adversidades, que não são poucas”.
Fonte: Divulgação