Vida no Campo

Blog

Flores da Cunha

Organizadores projetam a distribuição de cerca de 50 mil quilos de uva durante a 15ª Fenavindima

Flores da Cunha conta com cerca de 5 mil hectares de terras cultivadas / Imagem: Divulgação
Foto de capa Organizadores projetam a distribuição de cerca de 50 mil quilos de uva durante a 15ª Fenavindima
Flores da Cunha conta com cerca de 5 mil hectares de terras cultivadas / Imagem: Divulgação
Publicado em
21/02/2024

Flores da Cunha conta com cerca de 5 mil hectares de terras cultivadas

A uva, símbolo de fartura, prosperidade e longevidade, é o centro das atenções na 15ª Festa Nacional da Vindima, que celebra a colheita dessa fruta tão significativa. O evento é especialmente importante para Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, que se orgulha de ser o maior produtor de vinhos do Brasil e de realizar a maior colheita de uvas do país.

De acordo com o Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe), Flores da Cunha possui cerca de 5 mil hectares de terras cultivadas com uvas, distribuídas em aproximadamente 1.300 propriedades rurais. Durante a Fenavindima, estima-se a distribuição de 50 mil quilos de uva, tanto nos pavilhões como durante os desfiles.

A região, que produziu cerca de 84 mil toneladas de uvas no ano passado, enfrenta uma previsão de queda na produção para 2024 devido a questões climáticas. Cimara Daiane Stoquero, viticultora e co-administradora da Slaviero Uvas, confirma essa tendência. "Neste ano, esperamos produzir mais de 100 mil quilos até o final da vindima, mas ainda assim, houve uma redução de 50% em relação a 2023", afirma.

A Slaviero Uvas, uma opção de turismo rural há 40 anos, cultiva mais de 30 variedades de uvas finas de mesa e americanas. Entre as variedades mais conhecidas estão Itália, Alfonso Lavalle e Rubi, além das sem sementes BRS Ísis e BRS Victoria, e as americanas Niágara (branca e rosada), Isabel e Bordô. "Buscamos cultivar diversas variedades de uvas para oferecer uma experiência diferenciada no turismo. Entre elas, temos também a uva Bananinha (Gold Finger) branca e rosada, uma das mais exóticas", destaca Cimara.

Participar da Fenavindima é uma tradição para a família Slaviero, que já conquistou o primeiro lugar de uvas finas variedades na festa mais recente. "Nesta edição, vamos expor novamente o máximo possível de variedades, somando aproximadamente 50 kg de uvas. É um orgulho participar da Fenavindima", afirma Cimara.

A 15ª Festa Nacional da Vindima acontecerá de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, em Flores da Cunha. Neste ano, a cidade celebrará seu centenário de emancipação, tema escolhido para a edição: O Centenário da Colheita. Uma celebração que promete ser memorável, honrando a tradição e a importância da uva para a região.

 

Vida no Campo com informações da Assessoria de Imprensa Fenavindima

 

Em Flores da Cunha
você encontra!
BRsul Nova padua

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.