Vida no Campo

Blog

Livros

"O Peregrino": uma alegoria da vida cristã

Clássico de John Bunyan ganha edição pela Edipro prefaciada pelo teólogo e filósofo Jonas Madureira . Imagem: Divulgação/Coleção Peregrino
Foto de capa "O Peregrino": uma alegoria da vida cristã
Clássico de John Bunyan ganha edição pela Edipro prefaciada pelo teólogo e filósofo Jonas Madureira . Imagem: Divulgação/Coleção Peregrino
Publicado em
17/04/2025

 

Inspiração para aqueles que buscam trilhar a própria jornada de fé, O Peregrino, de John Bunyan, é um clássico de 1678 que atravessa os séculos sem envelhecer.  

Agora, o livro ganha a versão ideal para uma experiência imersiva e completa, apoiada por xilogravuras que retratam a peregrinação espiritual do jovem Cristão. Publicação do Grupo Editorial Edipro, a obra faz parte da Coleção Peregrino e é prefaciada pelo teólogo, filósofo, escritor e professor Jonas Madureira. 

No texto de apresentação, Madureira destaca a mensagem atemporal da narrativa, que descreve a caminhada do protagonista rumo a um destino celestial, cujo percurso é repleto de desafios. Segundo o prefaciador, Bunyan fez da obra “uma declaração poderosa sobre onde se encontra a verdadeira salvação”. 

Na história, cada personagem, lugar ou situação representa aspectos da fé, das provações ou das virtudes cristãs. Quando Cristão inicia a caminhada, está angustiado com o peso de seus pecados, simbolizado por uma mochila nas costas. Guiado por Evangelista, ele decide embarcar em uma peregrinação em direção à libertação. 

Em busca por uma “cidade” onde a consciência e a liberdade reinem sem obstáculos, Bunyan enfatiza que a jornada espiritual é, em última análise, uma viagem interior - uma peregrinação para além do ordinário, na qual a verdadeira redenção e a paz podem ser encontradas.  
(Jonas Madureira, O Peregrino, p. 9) 

Entre os diversos obstáculos e tentações que o protagonista enfrenta ao longo da trajetória, estão o Pântano do Desânimo, o Castelo da Dúvida, a Feira da Vaidade. Cristão também confronta personagens simbólicos como Apoliom, representando o diabo, além de outros que o desviam ou testam sua devoção. Ao mesmo tempo, recebe a ajuda de aliados como Fiel e Esperançoso, que fortalecem sua determinação. 

A linguagem simples, as ricas metáforas e o profundo conteúdo moral e espiritual fizeram de O Peregrino um clássico, traduzido para centenas de idiomas e continuamente lido por cristãos ao redor do mundo. Mais do que uma narrativa sobre a salvação individual, o livro retrata a constante luta entre o bem e o mal, a importância da fé e a esperança na redenção divina. 

Ficha técnica  

Título: O Peregrino 
Autor: John Bunyan 
Selo: Coleção Peregrino  
Editora: Grupo Editorial Edipro 
Número de páginas: 176 
ISBN: 9786556601762 
Dimensões: 23 x 1,1 x 16 cm 
Preço: R$ 29,90  
Onde encontrar: Amazon 

Sobre o autor: John Bunyan foi um escritor e pregador cristão batista nascido em Harrowden, Elstow, Inglaterra. Autor de The Pilgrim's Progress (O Peregrino), uma alegoria cristã popular entre países de língua inglesa, traduzida para mais de 200 idiomas. 

Sobre o prefaciador: Jonas Moreira Madureira é um pastor batista reformado, teólogo, filósofo, escritor e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Seminário Martin Bucer e do programa de doutorado do Puritan Reformed Theological Seminary. 

Instagram: @jonasmadureira 

Sobre a editora  

O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.  

@editoraedipro e @editoracaminhosuave  

Anúncios
BR Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.