Vida no Campo

Blog

Livros

Novo livro de João Luiz Simões Neto ajuda a qualificar pensamentos para tomar melhores decisões

Em “Pensando Claramente – Uma visão da bondade”, o analista comportamental fala sobre os critérios que permitem a todos a qualificar e normatizar qual é a mais correta leitura da sua realidade
Foto de capa Novo livro de João Luiz Simões Neto ajuda a qualificar pensamentos para tomar melhores decisões
Em “Pensando Claramente – Uma visão da bondade”, o analista comportamental fala sobre os critérios que permitem a todos a qualificar e normatizar qual é a mais correta leitura da sua realidade
Publicado em
30/05/2023

Em “Pensando Claramente – Uma visão da bondade”, o analista comportamental fala sobre os critérios que permitem a todos a qualificar e normatizar qual é a mais correta leitura da sua realidade

 

Após o livro “Conquistando Resultados Superiores - A Administração à luz das leis da ciência e da Filosofia”, o economista e analista comportamental João Luiz Simões Neves lança sua segunda obra “Pensando Claramente – Uma visão da bondade”, e traz mais uma vez questionamentos sobre o critério ou linha de pensamento que permite que as pessoas qualifiquem e normatizem qual das diferentes possíveis interpretações e leituras da realidade e dos fatos é a mais correta. 

 

João Luiz aponta que, na literatura técnica, é considerado que a sequência pensamento– emoção–comportamento–ação está encadeada, uma vez que o pensamento é a origem e a ação está ligada à consequência final. “O pensamento seria, portanto, a alavanca inicial que promove a qualidade de todo o restante, até a ação final e seus reflexos em tudo o mais, dentro do conceito ação–reação. Sendo assim, pensamentos de qualidade devem gerar, no final, decisões de qualidade”, diz. Ele completa que comportamento é escolha. Embora sujeitos a muitas influências, é possível que cada um escolha a sua própria reação e atitudes. 

 

Em 26 capítulos, João Luiz fala de forma detalhada sobre como as pessoas podem obter resultados aproximados dos objetivos almejados e como é necessário ter foco nas decisões antes de se concentrar nas ações. Além de uma série de outros fatores, como cuidar da maturidade das emoções, decorrente da leitura do mundo e das próprias crenças e pensamentos. 

 

Usando estudos e fatos, João Luiz busca mostrar como tomar melhores decisões e, assim, gerar melhores ações, liberando o leitor a expandir o seu próprio entendimento e imaginação. O autor ainda acredita que tudo se resume ao significado ou ao propósito. Durante a obra, o autor ainda fala sobre criatividade, antifragilidade – habilidade de abraçar desafios e situações transformadoras, saindo da zona de conforto –, emoção, autoconhecimento e inteligência emocional, além dos limites do livre-arbítrio, visão tripartite e o pensamento de Platão e como medir o próprio progresso. 

 

O autor diz que “temos de encontrar um caminho que aumente a qualidade de nossas decisões, e, na dúvida, faremos sempre o que nos parecer mais correto. Cada um de nós assume diversos papéis em nossos grupos de convívio. Com nós mesmos, em relação às nossas empresas, às nossas famílias, aos amigos e contemporâneos em geral. Viver bem tem a ver com conhecer e executar os nossos papéis da melhor forma possível”. Ele ainda completa que “tudo o que fazemos bem, o que não fazemos bem e o que deveríamos fazer e não fazemos impacta nossa vida e a dos outros. Qualificar o nosso modelo mental para a tomada de decisões e atitudes é fundamental para a qualidade da vida de todos nós”. 

 

Sobre o Livro

Em “Pensando Claramente – Uma visão da bondade”, o autor mostra que todos são constantemente bombardeados por informações que impactam seus pensamentos e forma de interpretar os fatos. Surge, então, a pergunta: existe critério que permita a todos a qualificar e normatizar qual das possíveis leituras da realidade é a mais correta? Seria possível afastar a todos das dissonâncias existentes nas relações humanas e seguir em direção a uma convergência de pensamento e de ação?

 

Neste livro, João Luiz Simões Neves mostra que sim. Embora todos estejam sujeitos a muitas influências e podem escolher como reagir e como se comportar frente às mais diversas situações. Para fazer a escolha mais sábia, é preciso direcionar todas as decisões e cuidar da maturidade de nossas emoções.

 

O autor explora a importância de qualificar nossos pensamentos a fim de alcançar nossos sonhos e objetivos, apresentando exemplos práticos e ferramentas que facilitarão o aprimoramento de sua capacidade de pensar de forma clara e crítica.

 

Sobre o autor

João Luiz Simões Neves é economista formado pela Unicamp, com MBA pela Business School São Paulo e Programa Executivo pela Universidade de Toronto, possui especializações em análise de sistemas e marketing. Foi diretor de empresas nacionais e multinacionais, com experiência profissional no México e na África do Sul. É analista comportamental especializado nas metodologias Disc e Motivadores da Success Insights. Foi ainda vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.

 

Realizou projetos voltados à gestão e liderança em inúmeras empresas de pequeno e grande porte e possui extensa experiência na implementação de estruturas de governança em diversos tipos de organização, incluindo empresas de controle familiar. Atualmente, é executivo da Global Results, consultoria especializada em governança, gestão e gerenciamento de projetos.

 

Serviço: Pensando Claramente – Uma visão da bondade

Editora Labrador

Categoria: Autoconhecimento

Páginas: 144

Formato: Brochura

Preço: R$ 49,90

 

Fonte/Imagem: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.