Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS promove o Dia da Família com diversas atividades para crianças e adultos

Evento acontece nos dias 04 e 05 de maio / Imagem: Internet
Foto de capa Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS promove o Dia da Família com diversas atividades para crianças e adultos
Evento acontece nos dias 04 e 05 de maio / Imagem: Internet
Publicado em
30/04/2024

O Museu da PUCRS realiza, nos dias 04 e 05 de maio, o Dia da Família. Com brincadeiras e atividades especiais, como Ateliê da Criatividade e Aparição do Eugênio, o evento será das 14h às 18h. 

Além disso, entre as brincadeiras, estão Terra e Mar, Jogo da Velha, Bambolê e Labirinto Cooperativo, além do Mural de Recados, onde os participantes podem responder à pergunta "Qual lembrança afetiva que você tem com a sua família no Museu?". O pacote família, que permite a entrada de até quatro pessoas, custa R$ 100,00. 

 

Cronograma: 

 

  • 15h às 15h30: Minuto Cuidado Parental 

Não é somente a espécie Homo sapiens (humanos) que possuem características de cuidado e superproteção de seus filhotes. Animais de diferentes reinos também desenvolvem o cuidado parental com sua prole. O cuidado parental vai desde a preparação do ninho, filhotes/ovos sendo carregados dentro ou fora de seu progenitor, até o cuidado com seus filhotes mesmo após a independência nutricional. Neste minuto da ciência, será possível conhecer algumas famílias geniais que existem no mundo animal! 

Local: Segundo pavimento do museu na área expositiva “Marcas da Evolução”. 

 

  • 15h40 às 16h30: Ateliê de Criatividade 

Participe de um grande desafio que envolverá o uso da sua criatividade e imaginação! No Ateliê da Criatividade, você poderá recriar, com massinhas de modelar, colagem e pintura, outros animais e organismos que possuem famílias incríveis e diversas. 

Local: Terceiro pavimento do Museu, na sala de criatividade 

 

  • 17h às 17h30: Aparição do Eugênio 

Local: Primeiro pavimento do Museu, no espaço em frente à Bilheteria 2 

 

  • Durante todo o dia 

Mural de recados 

Será possível responder à pergunta "Qual lembrança afetiva que você tem com sua família no museu?” 

Local: Primeiro pavimento do Museu, no espaço em frente à Bilheteria 2. 

                                                                                      

Brincadeira Terra e Mar: 

A brincadeira “Terra e Mar” tem origem africana, sendo uma adaptação brasileira de uma brincadeira tradicional de Moçambique. Para brincar, são necessários, no mínimo, três participantes. Uma longa reta separa o lado “Terra” do lado “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem "Mar!", todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem "Terra!", pulam para o lado da terra. Quem pular para o lado errado ou fazer menção de pular quando não deve pular, sai. O último a permanecer no jogo vence!!! 

                                  

Brincadeira Jogo da Velha: 

O jogo da velha é uma das brincadeiras mais antigas conhecidas. Tabuleiros esculpidos em rochas, encontrados por meio de escavações no Egito datam o jogo do século XIV antes de Cristo. Para jogar, são necessários, no mínimo, dois participantes. No tabuleiro existem nove quadrados e algumas peças no formato de X e O. Os jogadores fazem suas jogadas alternadamente, colocando seu símbolo em um espaço vazio no tabuleiro. O objetivo é conseguir três de seus próprios símbolos em linha (horizontal, vertical ou diagonal). 

  

Brincadeira Bambolê: 

O bambolê acompanha a humanidade desde o Egito. As crianças imitavam os artistas que usavam grandes círculos em volta da cintura para suas apresentações. Feitos a partir de vinhas secas, as crianças se divertiam brincando também de empurrá-lo pelo chão.  Para esta brincadeira, é possível usar sua criatividade nesta brincadeira. Coloque o bambolê no pescoço, pernas, braços ou cintura e tente fazer o maior número de giros, mexendo todo seu corpo. Crie uma dança e percorra com o bambolê por todo o seu corpo. 

  

Brincadeira Labirinto cooperativo: 

O labirinto cooperativo é uma brincadeira que irá estimular coordenação motora, capacidade de união e diálogo com equipe. No jogo, cada participante deve pegar em uma ponta do barbante. Juntos a equipe de alinhar os movimentos para que o lápis desenhe o labirinto e possam sair dele. 

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.