Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

“Mérica” é a música-tema escolhida para embalar a Festa Nacional da Uva 2024

Canção do compositor Éder Bergozza será apresentada à comunidade no dia 26, durante evento de Escolha da Rainha e Princesas / Crédito: Cristiano Tedesco.
Foto de capa “Mérica” é a música-tema escolhida para embalar a Festa Nacional da Uva 2024
Canção do compositor Éder Bergozza será apresentada à comunidade no dia 26, durante evento de Escolha da Rainha e Princesas / Crédito: Cristiano Tedesco.
Publicado em
23/08/2023

Canção do compositor Éder Bergozza será apresentada à comunidade no dia 26, durante evento de Escolha da Rainha e Princesas

 

A música oficial da Festa Nacional da Uva 2024 será apresentada para a comunidade na noite da escolha da Rainha e das Princesas da Festa Nacional da Uva 2024, em 26 de agosto. O tema da Festa, “Caminhos e Lugares”, foi a principal inspiração para a composição da canção “Mérica”, do músico Éder Bergozza. A música foi selecionada após um criterioso processo de análise, por meio de um concurso promovido pela Comissão Organizadora em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, que recebeu um total de nove inscrições, sendo que oito delas foram habilitadas para avaliação.

Para o compositor, a ligação com a história da Festa da Uva é forte, pois seus bisavós vieram da Itália e, até hoje, parte da família pratica o cultivo da uva, como seus antepassados. “Eu tinha uma melodia na cabeça, e então veio uma inspiração exatamente pelo tema Caminhos e Lugares, que é ‘pra quem veio de tão distante’, e essa frase não me saiu da cabeça. Tentei contar de uma forma leve, um pouco poética, sobre o caminho que essas pessoas fizeram até chegar aqui, em busca da prosperidade e de uma vida melhor. A “mérica” era o sonho e a oportunidade de fazer com que tudo isso se tornasse realidade”, aponta Bergozza. Ele pontua que a própria melodia reflete essa façanha, começando de uma forma um pouco mais sutil e com um refrão forte, exatamente para mostrar que essa aventura deu certo. 

Bergozza não é novato nas escolhas de música-tema da Festa, tendo participando do concurso em outras edições, mas essa é a sua primeira música vencedora. “E espero que não seja a última”, complementa. Com a conquista, o compositor destaca que, mesmo tendo criado inúmeras peças publicitárias e diversas canções e álbuns, essa é a primeira campanha de abrangência nacional. “É muito importante ter o meu nome vinculado à Festa da Uva, que é gigante. Me sinto muito feliz, honrado e orgulhoso em poder adicionar essa realização ao meu currículo de estúdio e de produtor musical.”

Os intérpretes escolhidos para dar vida à canção foram os cantores caxienses Rafael Gubert e Tita Sachet, que ainda não tinham dado voz à música-tema de alguma edição da Festa da Uva. Bergozza conta que “Mérica” foi criada especialmente para as vozes de Rafa e Tita e que, sem a participação deles, não faria sentido. “Eles colocaram as vozes brilhantemente, tornando a música também um pouco deles. Fiquei muito feliz com isso e, na minha opinião, o resultado está muito bacana”, comemora. No dia da Escolha, Rafa e Tita cantarão a música ao vivo, acompanhados pela trilha instrumental, que foi toda gravada pelo próprio Bergozza em seu estúdio. A intenção é destacar a originalidade da música, mostrando o arranjo da maneira como foi pensado e executado.

A Escolha da Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2024 está com ingressos à venda, que podem ser adquiridos online pelo site Minha Entrada ou nos pontos de vendas físicos: Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva (3° andar, com acesso pelo Portão 7), Associação RandonCorp Interlagos e Forqueta, Fras-le e RA Homem (lojas no Villaggio Caxias e Centro de Caxias do Sul). O valor individual para as arquibancadas é de R$75 (mais taxas, no caso da compra online) e para mesas, com cinco lugares, é de R$750 (mais taxas, no caso da compra online). 

 

Sobre o compositor

Éder Bergozza iniciou seus estudos de piano aos 12 anos de idade. Em sua trajetória, tocou na banda de baile Os Bergozza, onde permaneceu por sete anos tocando os mais variados estilos musicais, além de grupos como Akashic, com quem gravou dois discos e realizou duas turnês pela Europa, Miss Liz, Violeta Pop, Capitão Ferro, Rafa Shuller, Khajal, Willian Marx, Inside e Bete Balanço. Ainda, tocou com Lô Borges em sua vinda a Caxias do Sul (2005), no Coral Municipal de Caxias do Sul, na Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e na Orquestra Municipal de Sopros de Garibaldi, entre outros. Foi eleito por três vezes, pelas revistas Rock Brigade, Roadie Crew e Valhalla, como um dos cinco melhores tecladistas do Brasil, entre os anos 2001 e 2005. Possui experiência na gravação de mais de 40 discos, de variados estilos, tendo sido produtor musical de seis deles.

 

“Mérica”

Composição da música e letra: Éder Bergozza

Interpretação: Rafael Gubert e Tita Sachet

Mais fotos do compositor e intérpretes neste link.

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.