Vida no Campo

Blog

Ipê

Memória do Festival do Risoto: o início de uma tradição em Ipê

É inegável que o Festival do Risoto, que se prepara para sua 4ª edição no próximo dia 30 de setembro, tem um lugar especial no coração dos moradores de Ipê. / Imagem: Rogério Marcon
Foto de capa Memória do Festival do Risoto: o início de uma tradição em Ipê
É inegável que o Festival do Risoto, que se prepara para sua 4ª edição no próximo dia 30 de setembro, tem um lugar especial no coração dos moradores de Ipê. / Imagem: Rogério Marcon
Publicado em
22/09/2023

É inegável que o Festival do Risoto, que se prepara para sua 4ª edição no próximo dia 30 de setembro, tem um lugar especial no coração dos moradores de Ipê. Mas o que muitos talvez não saibam é que esse grande evento nasceu a partir de um simples experimento.

O Clube Ideal foi, em novembro de 2015, o local escolhido para esse "ensaio" culinário e cultural que, na época, carregava consigo o peso da incerteza e da esperança. Foi lá que tudo começou, onde um número restrito de pessoas, em sua maioria, representantes de entidades ipeense, se reuniu para dar forma ao que seria um dos maiores festivais da cidade.

Rogério Marcon, presidente da 2ª FestIpê, um dos entusiastas e apoiador  da ideia, conta hoje que “O Festival do Risoto teve dois objetivos: divulgar a Festipê e criar uma atração para homenagear personalidades locais, criando assim uma identidade para o município através do envolvimento de nossas entidades.”

Os participantes iniciais foram verdadeiros pilares desse projeto. Entidades e grupos como ACISA, EMATER E ECONATIVA, Clube Ideal/ Grupo de Mulheres e Jornal Prisma, Coletivo de Mulheres, Secretaria da Educação e Cultura e outros, não só acreditaram no potencial da ideia, mas também contribuíram ativamente para sua realização, bem como o Banco do Brasil, Cresol e Sicredi.

“O Experimento serviu para lançar a ideia e formatar o sistema de elaborar e servir os pratos. Era um território inexplorado, uma iniciativa inédita. Por isso, essa etapa foi crucial para organizar os envolvidos e recolher sugestões”, destaca Rogério.

Era mais do que culinária. Era sobre cultura, tradição e reconhecimento das raízes fortes da comunidade de Ipê, assim, surge o Festival do Risoto.

Está curioso para saber mais sobre como foi a primeira edição do Festival realizada em março de 2016? Então, acompanhe e fique por dentro das histórias, evoluções e curiosidades desse evento que se tornou símbolo em Ipê. A cada edição, uma nova página dessa história é escrita, e temos orgulho de fazer parte dela.

Continue ligado no nosso blog para mais informações sobre o Festival do Risoto e os principais eventos da nossa região!

 

Fonte: Vida no Campo

Em Ipê
você encontra!
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.