Ipê confirma 1º caso de Dengue autóctone

O município de Ipê registrou o primeiro caso confirmado de dengue autóctone. Trata-se de uma criança com a idade de 10 anos, que apresentou sintomas no início do mês de maio. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, a confirmação do caso foi por exame laboratorial feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública LACEN/CEVS/SES-RS.
A Secretaria da Saúde do município orienta a população para que fique atenta aos sintomas. Se apresentar febre alta por dois a sete dias (39 a 40 graus), dor de cabeça, dores no corpo, dor atras dos olhos, manchas vermelhas no corpo, vômitos, diarreia e náuseas procure atendimento médico e evite a automedicação, mas se precisar medicar-se antes de procurar avaliação opte pelos analgésicos simples como paracetamol e dipirona.
Diante desse cenário preocupante, a Secretaria de Saúde de Ipê enfatiza a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito vetor. Entre as recomendações, estão:
Eliminar recipientes que possam acumular água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas.
Manter caixas d'água, tonéis e outros reservatórios de água devidamente tampados.
Limpar regularmente calhas e canaletas, evitando o acúmulo de folhas e detritos.
Utilizar repelentes e vestir roupas adequadas para evitar picadas de mosquitos.
Realizar ações de conscientização em escolas, empresas e residências, informando sobre os riscos da dengue e medidas preventivas.
Fonte: Vida no Campo com informações de Prefeitura de Ipê
Imagem: Prefeitura de Ipê

