Global Engenharia Ambiental celebra 25 anos com nova marca e serviços ligados ao mercado ESG
Empresa foi pioneira na Serra Gaúcha ao empreender na área de soluções ambientais
Empreender na área de soluções ambientais no Rio Grande do Sul no final da década de 1990 era um ato de coragem. Isso porque em um período em que a elaboração e o cumprimento de leis ambientais eram quase inexistentes, acreditar que o futuro caminhava de mãos dadas com ações voltadas à preocupação ambiental poderia ser uma aposta incerta. Mas ao completar 25 anos neste mês, a Global Engenharia Ambiental, uma das principais marcas da Serra Gaúcha dentro do segmento, mostra que a conexão entre sustentabilidade e negócios é pré-requisito para qualquer empresa que deseja seguir em expansão atualmente. A empresa celebrará o aniversário com evento para clientes e parceiros com palestra que apresentará mais sobre uma visão prática do ESG, conceito que está em alta no meio corporativo.
Fundada em 1998 em Caxias do Sul, a marca foi pioneira na Serra Gaúcha em assessoria ambiental e, com o passar do tempo, trouxe para a região serviços como adequações à licenças e legislações ambientais, além de projetos que envolvem gestão e custos com resíduos sólidos e efluentes e segurança do trabalho. Atualmente, é comandada pelas engenheiras Fabiane Bianchi Locatelli, Magda Rigon e Viviane Caldart Duarte - trio que segue a parceria iniciada ainda na época da faculdade de engenharia.
Para celebrar o aniversário, a Global apresentará também aos seus clientes e parceiros o novo posicionamento da marca. A partir deste mês, a empresa passará a se chamar Glob Engenharia Ambiental. “Após mais de 25 anos de liderança em serviços de engenharia ambiental, nós sentimos que o momento pedia uma renovação, um novo posicionamento, pois os desafios são outros. Estamos prontas para trazer nossos valores à tona e mostrar que eles não mudaram, só ficaram melhores. Queremos fornecer informações relevantes sobre sustentabilidade e ajudar empresas a ter cada vez melhores resultados, garantindo que possamos construir um futuro melhor juntos”, descreve a diretora Magda Rigon.
A nova marca será apresentada em evento para parceiros e clientes no dia 25 de abril, no Espaço Nobre em Caxias do Sul, e terá ainda a palestra do Consultor de sustentabilidade da Glob Engenharia Ambiental, José Tocchetto de Oliveira.
“A empresa evoluiu com a implementação de exigências legais nos negócios, principalmente. Iniciamos com o Programa Pró-Guaíba, onde a FEPAM exigia o cadastramento de todas as atividades potencialmente poluidoras, em 1999. Depois veio uma cobrança maior pelos licenciamentos, projetos de estações de tratamento, de gerenciamento de resíduos, sistemas de gestão ambiental, auditorias, responsabilidades técnicas por transporte de produtos perigosos, pela operação de ETE´s, entre outras iniciativas. O mercado ambiental, por exigência de leis, portarias, decretos, começou a ver a área ambiental como necessária para a operação da empresa”, descreve a diretora Viviane Caldart Duarte.
Atualmente, a Glob atende a grandes marcas da Serra Gaúcha nos mais diversos setores industriais. Uma delas é a Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas, de Bento Gonçalves. A Zegla é reconhecida no mercado dentro e fora do país pela fabricação de soluções e equipamentos para empresas de água mineral, sucos, chás, energéticos, isotônicos, refrigerantes, cervejas, lácteos, vinhos e destilados. “O foco do nosso trabalho dentro da sustentabilidade é o reaproveitamento e destinação correta de matérias-primas como metais, plásticos, lubrificantes e óleos, por exemplo. No futuro, queremos que nossos produtos sejam cada vez mais sustentáveis ao consumir menos energia elétrica e água. Com a Glob, nos sentimos confiáveis e tranquilos em todos os nossos passos”, projeta o Gestor de qualidade na Zegla Indústria de Máquinas, Willian Pugliese.
A Resfri Ar - empresa de Vacaria líder nacional na produção de climatizadores de ar - também figura entre os clientes atendidos. “A Glob nos apoia com todo o estudo e condução dos processos de licença e adequações ambientais, bem como nos direciona para que possamos estar em constante evolução em nossa performance ambiental, visto que estamos crescendo a passos largos e é importante fazer isso da melhor forma desde o início”, pontua o Gerente geral da marca, Thiago A. Castilhos. Além de ter em sua cartela de clientes grandes indústrias, a Glob mantém parcerias com órgãos como o Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), ligado à Universidade de Caxias do Sul (UCS), que serve também como um braço de pesquisa da universidade.
Glob oferece serviços voltados ao ESG
Atualmente, a Glob Engenharia Ambiental atende a empresas, comércios, serviços e órgãos públicos que buscam regularizar suas atividades, gerenciar seus resíduos e efluentes, implementar sistemas de gestão ambiental e adotar projetos para o desenvolvimento sustentável. Além disso, fornece consultorias ligadas à agenda ESG, sigla que vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). O ESG tem sido o tema central das empresas que buscam expandir seu mercado com responsabilidade e, por isso, a Glob oferece serviços voltados às principais demandas dessas empresas, seja um diagnóstico de ESG até a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Em 2022 a Global realizou importante trabalho de ESG para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) treinando suas principais lideranças no país, cerca de 220 pessoas, e criando cartilha e ferramenta de autoavaliação de aderência ao ESG às indústrias do setor.
“A demanda por empresas com bom posicionamento ESG vai aumentar e cada vez mais serão incluídos nos contratos de negócio vários requisitos ESG para proteção contra mau desempenho socioambiental e econômico dos parceiros. As empresas deverão demonstrar uma atuação estruturada ambiental, social e principalmente de Governança corporativa” pontua o consultor de sustentabilidade da Glob Engenharia Ambiental, José Tocchetto de Oliveira. “Já não basta ter produtos e serviços de qualidade, excelência no atendimento ao cliente. Isto todos podem ter. O grande diferencial de valor é quem está vendendo, qual sua história, qual a sua reputação e qual seu posicionamento ESG”, avalia.
Números da Glob Engenharia Ambiental
00 Passivos ambientais em 407 clientes
+ 4.000 licenças ambientais emitidas
+ 1.500.000 m² de área licenciados
+ 5.000 PGRS elaborados
Fonte/Imagem: Divulgação