Garibaldi capacita mulheres na viticultura

Nesta quinta-feira (20/03), teve início em Garibaldi a segunda edição do Curso de Viticultura para Mulheres, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Garibaldi, Sicredi, Embrapa Uva e Vinho e Instituto Federal de Bento Gonçalves. O objetivo é proporcionar a qualificação profissional das mulheres, que têm papel importante na viticultura, e também estimular a sucessão rural. A atividade aconteceu na comunidade de São José de Costa Real, e contou com 23 participantes, todos viticultores, de diversas localidades do município.
O curso terá cinco módulos, que irão ocorrer conforme o desenvolvimento da videira, e irá encerrar com uma técnica de viagem e elaboração de vinhos. O primeiro módulo foi ministrado pelos engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar Tatiana Finato e Henrique Thomas Queiroz, que falaram sobre implantação de pomares novos e áreas de replantio, e sobre plantas de cobertura do solo, além de uma prática de coleta de amostras de solo.
O próximo módulo acontecerá no dia 13 de maio, na mesma comunidade, e, além dos extensionistas, contará com a participação do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Daniel Grohs. Eles irão tratar da interpretação de análise de solo, mudas de qualidade e planejamento correto da muda na implantação de pomares.
Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
