Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Frei Betto palestra em Caxias sobre FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO

FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO é o tema da palestra que Frei Betto ministra em Caxias do Sul no próximo dia 13 de junho, às 19h, no Auditório do Colégio São José.
Foto de capa Frei Betto palestra em Caxias sobre  FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO
FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO é o tema da palestra que Frei Betto ministra em Caxias do Sul no próximo dia 13 de junho, às 19h, no Auditório do Colégio São José.
Publicado em
18/05/2023

FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO é o tema da palestra que Frei Betto ministra em Caxias do Sul no próximo dia 13 de junho, às 19h, no Auditório do Colégio São José.

A promoção é do Fórum das Entidades e Movimentos Sociais composto por dezenas de organizações de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê, que se propõem a trazer para a região temas de debates nacionais e palestrantes renomados. Em 2022, foi responsável pela vinda do teólogo Leonardo Boff a Caxias do Sul.

A palestra de Frei Betto será gratuita, mas é necessário retirar o ingresso junto às entidades promotorasOs participantes são convidados a doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento, para serem distribuídos a entidades comunitárias que trabalham com crianças, idosos e adolescentes.

 

Sobre Frei Betto

Frade dominicano, jornalista graduado e escritor brasileiro, Frei Betto é autor de 73 livros, editados no Brasil e no exterior, entre eles A mosca azulBatismo de sangue, Alfabetto e A noite em que Jesus nasceu”. Através da literatura conquistou alguns dos maiores prêmios nacionais como Prémio Jabuti 1982 e Prêmio Juca Pato. 

Além do jornalismo, estudou antropologia, filosofia e teologia. Entre os prêmios e distinções internacionais, Frei Betto recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade de Havana e também pela Universidade José Martí, de Monterrey,México.

Na Costa Rica, foi condecorado com a “Medalla Universidad Nacional”, “em reconhecimento por seu legado que tanto tem influenciado a arte, a educação e outras formas de expressão e pensamento da humanidade, principalmente na América Latina, além de propagar uma cultura de paz e respeito à terra e à vida humana.”

 

As muitas fomes e esperanças

Na palestra FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO, Frei Betto vai abordar as diversas fomes que corroem a democracia e os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais do Brasil.

A proposta é consoante com a Campanha da Fraternidade de 2023 que trouxe como tema Fraternidade e Fome e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Um tema necessário para o país que havia saído do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, após adotar uma série de estratégias de segurança alimentar e nutricional. Frei Betto foi protagonista de algumas destas estratégias. Entre tantas, atuou como Assessor Especial da Presidência da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero, em 2003 e 2004.

Nos últimos anos, o Brasil voltou a figurar no cenário do Mapa da Fome com o agravamento do quadro ao longo da pandemia de Covid-19. Os dados de 2022 apontaram que 33,1 milhões de pessoas no país não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome, conforme levantamento do Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil. O estudo indica que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave (Fonte: Agência Senado).

Além da importante questão da fome de alimentos, Frei Betto vai abordar na palestra sobre outras fomes que o país precisa nutrir, como as fomes de democracia, cidadania, cultura, igualdade, respeito, paz...

Com seu vasto conhecimento e capacidade de interpretação dos cenários brasileiros, Frei Betto trará suas considerações e argumentos críticos para nortear As Esperanças de Futuro.

 

PALESTRA FOMES DO BRASIL E ESPERANÇAS DE FUTURO

Ministrante – FREI BETTO

Data: 13 de junho, às 19h,

Auditório do Colégio São José - Rua Os 18 do Forte, 1870 – Centro em Caxias do Sul

Ingresso gratuito junto às entidades promotoras. Em contrapartida, os participantes devem doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento, que serão distribuídos para entidades comunitárias que trabalham com crianças, idosos e adolescentes.

 

Entidades promotoras

-  Acredisol/RS
- CEBS – Comunidades Eclesiais de Base
- Central Única dos Trabalhadores - CUT/RS

Caxias do Sul:
- Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
- Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos
- União das Associações de Bairros – UAB
- Amaesa – Associação dos Amigos da Maesa
- Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – Sindiserv
- Sindicato dos Professores de Caxias do Sul – Sinpro/Caxias
- Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região
- Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra – RS
-  CPERS - 1º Núcleo
- Sindicomerciários Caxias do Sul
- Coletivo de Comunicação Alternativa

Bento Gonçalves
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sitracom
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves - Sindiserp

Ipê
- Cooperativa Econativa
- Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ipê - Sintraf

Farroupilha
- Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural – Afapan

 

Saiba mais sobre Frei Betto em https://www.freibetto.org/perfil/

 

Fonte: Divulgação

Imagem: Divulgação

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.