Formação sindical é tema de encontro estadual na sede da Fetag-RS
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) encerrou hoje o Encontro Estadual de Formação Sindical, realizado em parceria com o Instituto de Formação Irmão Miguel. O evento, que ocorreu ao longo de dois dias, reuniu cerca de 80 representantes das regionais sindicais.
A formação sindical sempre foi uma das principais pautas da Fetag-RS. O objetivo geral do Encontro foi reorientar a política e o processo de formação continuada para a organização do Movimento Sindical. Além disso, a iniciativa buscou orientar os fundamentos que darão estrutura e direcionamento para as práticas formativas do IFSIM, construir a Política Estadual de Formação do MSTTR gaúcho (Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), consolidar a Rede de Educadores e direcionar a organização da formação sindical para o ano de 2024.
No primeiro dia do encontro, os participantes foram divididos em grupos para discutir e planejar a política de formação. Já no segundo dia, o foco se voltou para a organização da grade curricular que será aplicada nos próximos programas de formação.
Maribel Moreira, coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS e diretora responsável pela pasta da formação, destacou a importância da formação sindical. Segundo ela, "é muito importante trabalhar na formação sindical, pois as demandas diárias exigem pessoas capacitadas para executá-las. A agricultura e a pecuária familiar se desenvolvem a partir do conhecimento."
Fonte: Vida no Campo com informações de Fetag-RS