Flores da Cunha marca avanços rumo ao turismo inteligente
Integrantes do programa Flores da Cunha Destino Turístico Inteligente (DTI) reuniram-se na Colônia Muraro em 28 de novembro para marcar o encerramento de uma fase: a etapa de propostas de ações em inovação. O encontro, que teve início às 17h, teve como objetivo principal a sistematização das contribuições que irão impulsionar Flores da Cunha na direção das melhores práticas em destinos turísticos inteligentes, uma iniciativa que está em andamento em todo o país.
A participação ativa dos envolvidos nesse processo foi destacada como fundamental para a continuidade do desenvolvimento coletivo voltado para o setor do turismo no município. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Flores da Cunha, Tiago Centenaro Mignoni, ressalta a importância dessa colaboração: "Flores da Cunha vive um momento de expansão do turismo. Esta colaboração de especialistas em temas tão relevantes para o desenvolvimento de nossa cidade através do DTI vai nos dar condições de impulsionar nosso crescimento e qualificação para o turismo".
Cristiane Viel, consultora do Sebrae RS, destaca que o encontro representa mais um passo significativo para consolidar Flores da Cunha como um destino turístico inteligente, alinhado às tendências e inovações que impulsionam o setor. O programa DTI foi instituído pelo Decreto nº 6560/2023, com o objetivo de fortalecer estratégias para o município até 2030, abrangendo áreas como governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia e experiência do turista.
Coordenado pelo Sebrae RS, pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com apoio do Inova RS Serra Gaúcha, o programa realizou quatro encontros em 2023, desenvolvendo planos de ação para os anos de 2023, 2024 e 2025. Esses planos visam a possível implementação dos objetivos delineados, com o intuito de posicionar Flores da Cunha como um destino turístico inteligente.
Silvia Nunes, gestora de inovação e tecnologia, ressalta que o tema dos destinos turísticos inteligentes integra a área estratégica do turismo no âmbito do programa Inova RS Serra Gaúcha. Desde março de 2022, o tema vem sendo discutido e incorporado na estratégia do Ecossistema Regional de Inovação da Serra Gaúcha, promovendo o tema e fomentando a adesão dos municípios da região a essa estratégia nacional promovida pelo Ministério do Turismo.
Fonte: Vida no Campo com informações de Prefeitura de Flores da Cunha
você encontra!