Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Festa da Uva: Vendas do primeiro final de semana animam agroindústrias

Até o dia 3 de março, os visitantes da Festa da Uva, em Caxias do Sul, poderão apreciar as delícias das agroindústrias familiares. / Imagem: Divulgação
Foto de capa Festa da Uva: Vendas do primeiro final de semana animam agroindústrias
Até o dia 3 de março, os visitantes da Festa da Uva, em Caxias do Sul, poderão apreciar as delícias das agroindústrias familiares. / Imagem: Divulgação
Publicado em
20/02/2024

Até o dia 3 de março, os visitantes da Festa da Uva, em Caxias do Sul, poderão apreciar as delícias das agroindústrias familiares. São 49 empreendimentos que apresentam embutidos, vinhos, geleias, queijos, panificados, artesanatos e plantas, entre outros produtos. O espaço é organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Fetag/RS, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Furg.

 

Com 18 anos de existência, a agroindústria de embutidos Agnolin, de Nova Bassano, já participa da Festa da Uva há vários anos, vendendo salames, copas, linguiças e bacon. Conforme a vendedora da agroindústria, Larissa Agnolin, a Festa da Uva é uma das maiores e mais importantes feiras que eles participam no Estado, e as vendas no primeiro final de semana superaram as expectativas. “A gente vendeu o que a gente esperava vender a semana inteira. Começou muito bem, melhor do que o esperado, e pra nós é o que faz a diferença, esses 18 dias são para começar o ano com o pé direito”, comemora.

 

Ela destaca ainda a visibilidade que a festa proporciona. “Tu estás sempre na vitrine nessas feiras, então abre muitas outras portas, não é uma venda só na hora, é uma venda que continua depois”, diz.

 

Horti Serra Gaúcha

Próximo ao espaço das agroindústrias familiares, o público também pode conferir uma pequena prévia do que deverá ser visto na 7ª edição do Horti Serra Gaúcha, previsto para ocorrer, preliminarmente, em março de 2025. No estande de cerca de 325 m², o visitante consegue ter uma ideia do que faz de Caxias do Sul o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, assim como também são exibidas algumas das inovações que têm auxiliado no desenvolvimento e crescimento do setor, entre elas os sistemas automatizados de irrigação e drones. O evento será realizado pela Prefeitura de Caxias do Sul em parceria com diversas entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar.

 

Outras atrações

 

A 34ª Festa da Uva tem como tema Caminhos e Lugares, que remete ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875. O evento, que marca o início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, conta com inúmeras atrações que exaltam a cultura, a gastronomia e a força da economia local. A expectativa é de um público total estimado em 500 mil pessoas ao longo da programação.

 

Exposição e Concurso de Uvas com 236 participantes, de sete municípios, e 38 variedades de uva, desfiles cênicos, gastronomia típica e eventos de gastronomia – Saguzaço, Polentaço e Uvada da Nona –, jogos coloniais nas comunidades, feira mustisetorial, shows nacionais e regionais e distribuição de 150 toneladas da fruta ao público são algumas das atrações.

 

A Festa da Uva se estende até o dia 3 de março e poderá ser visitada de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; nas sextas-feiras das 14h às 23h; aos sábados das 10h às 23h e aos domingos, das 10h às 22h.

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.