Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Expoagro Afubra – novos aromas e sabores no Pavilhão da Agricultura Familiar

O sabor diferenciado e a qualidade dos produtos das agroindústrias familiares atraem a atenção do público em diversas feiras pelo Rio Grande do Sul.
Foto de capa Expoagro Afubra – novos aromas e sabores no Pavilhão da Agricultura Familiar
O sabor diferenciado e a qualidade dos produtos das agroindústrias familiares atraem a atenção do público em diversas feiras pelo Rio Grande do Sul.
Publicado em
22/03/2023

O sabor diferenciado e a qualidade dos produtos das agroindústrias familiares atraem a atenção do público em diversas feiras pelo Rio Grande do Sul. E, na Expoagro Afubra não é diferente. Na 21ª edição da Maior Feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil são 216 estandes com produtos dos agricultores gaúchos e 75 novos expositores. Além disso, 26 empreendimentos são liderados por jovens, 38 por mulheres e 19 por jovens mulheres.

 

O jovem Giovani veio acompanhado da mãe, Ivani que dá nome a agroindústria de Geleias e que está no ramo há mais de 40 anos. Uma das primeiras a fazer cursos no Centro de Treinamento de Agricultores de Fazendo Souza (Sefas) ela conta a longa caminhada e o retorno das duas filhas à propriedade, em Bento Gonçalves, para dar continuidade ao trabalho de processamento de frutas junto com o marido e o filho, que nunca quis sair do meio rural.

 

Com a família unida surgiu uma nova linha de produtos gourmet em dezembro de 2022 e a primeira feira fora da cidade agora na Expoagro. Como novidades estão as geleias de abacaxi com hortelã, pimenta, figada, figo com nozes e laranja com pimenta. Além das geleias, a família vende também frutas em natura. “A mulher tem que ter o ganho dela, assim a gente se realiza”, conclui a produtora.

 

Além desta novidade, também tem os produtores que estão presentes há anos e comemoram as vendas neste espaço. Este é o caso da Marizete Ferrari Finatto de Vargas, da agroindústria Todo Dia que faz queijos, iogurtes e leite pasteurizado para a alimentação escolar de Barros Cassal. Marizete tem na feira um novo produto: ela fez os queijos temperados em um novo formato e peso para atender a demanda dos consumidores, que estavam pedindo para partir o queijo e levar uma prova. “A aceitação está ótima e temos uma boa expectativa de vendas”, avalia.

 

Ao todo, estão no Pavilhão da Agricultura Familiar os 247 empreendimentos de 134 municípios gaúchos, que ocupam os 216 estandes. Destes, 180 estandes são destinados às agroindústrias familiares, 24 para artesanato e 12 para flores.  São produtos como geleias, bolachas, embutidos, queijos, sucos, flores, cachaças, farinhas, conservas, suculentas, artesanatos, peças em tricô e crochê, entre outros.

 

Segundo o coordenador do Pavilhão da Agricultura Familiar, Olívio Faccin, o número de empreendimentos aumentou e com isto também há uma maior diversidade de produtos provenientes de outras regiões do Estado, principalmente do Norte do Estado. “O setor de agroindústrias está se consolidando como uma das principais atrações da feira”, analisa.

 

Outra novidade citada por Faccin é o teste de aceitabilidade com geleias, que será feito dias 22 e 23/03 com a degustação pública de produtos que estão sendo vendidos no local.

 

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expoagro Afubra possui uma área de 3.480 metros quadrados e conta com sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito e banheiros para expositores e público visitante. O espaço é coordenado pela Afubra, Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e Fetag.

 

Na manhã desta terça-feira (21/03), com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, do presidente da Emater Christian Wyse de Lemos  e outras lideranças, foi realizada a abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar. Após o descerramento da fita, o governador visitou os estandes dos agricultores que participam do espaço.

 

A Expoagro Afubra acontece de 21 a 24 de março, em Rincão del Rey, município de Rio Pardo. A entrada na feira é gratuita e a visitação ocorre das 8h às 18h.

 

Fonte/Imagem: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.