Entrega de sementes do Troca-troca e palestra são realizadas em Flores da Cunha
Uma palestra sobre manejo da lavoura e pós-colheita do milho, ministrada pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar João Villa, na quarta-feira (26/09), na sala de reuniões junto à Prefeitura, em Flores da Cunha, marcou a entrega das sementes de milho do Programa Troca-troca da safra 2024/2025. Promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, a palestra reuniu cerca de 20 agricultores beneficiários do programa.
Villa abordou diversas temáticas, como tecnologias de baixo custo, que por muitas vezes não são executadas e podem otimizar o plantio/cultivo de milho, dentre elas: profundidade das sementes para plantio, adubação correta e controle biológico de pragas como cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) com o uso de Beauveria bassiana, e de lagartas com o uso da vespa trichogramma, o que permite controle de baixo custo, eficiente, sem prejudicar outros insetos benéficos. O extensionista também deu destaque à construção de silos secadores a ar forçado desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar para armazenagem de grãos na propriedade, de alvenaria e com baixo custo. Tratou ainda das boas práticas de armazenagem de milho que podem ser empregadas para controle das pragas, isoladamente ou combinadas, utilizando métodos como temperatura, umidade relativa do ar, inseticidas naturais à base de terra de diatomáceas, expurgo de grãos, entre outros.
De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Clarissa de Quadros, a tendência é realizar estas pequenas palestras todos os anos como forma de orientar o produtor a melhorar sua produtividade nas lavouras, já que em Flores da Cunha, além da produção para autoconsumo, também há casos de comercialização do excedente.
O produtor Mateus Dettoni elogiou a iniciativa. “Foi muito interessante, a palestra apresentou vários detalhes importantes para melhorar a produção e o plantio, só posso agradecer”.
Após a palestra, foram distribuídos folders com orientações técnicas da Emater/RS-Ascar e realizada a entrega das sacas de sementes aos beneficiários pela Secretaria de Agricultura. Este ano, aproximadamente 66 sacas de sementes foram encomendadas no município através do Troca-troca de sementes.
Fonte: Emater
você encontra!