Encontro reúne mais de 600 mulheres em Balneário Pinhal
O Encontro Regional de Clubes de Mães e Grupos de Mulheres do Litoral Norte está na sua 16ª edição e reuniu mais de 600 pessoas no 6º Festimel, em Balneário Pinhal, nesta quinta-feira (25/05). Prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR/RS), Ronaldo Santini, a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld, a prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco e a gerente Agro do Sicredi Caminho das Águas, Claudete Lima da Silva. Mara destacou as ações da Instituição junto aos grupos de mulheres e clubes de mães e a importância de eventos como este para integração, lazer, reflexão e valorização.
O encontro reuniu agricultoras, quilombolas, e pescadoras de Arroio Do Sal, Balneário Pinhal, Capão Da Canoa, Capivari Do Sul, Cidreira, Dom Pedro De Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos Do Sul, Mostardas, Osório, Palmares Do Sul, Terra De Areia, Torres, Tramandai, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá. Dentre as pescadoras, estava a de Cidreira, Marileia Nichele de Lima que inclusive está fazendo o curso de Desenvolvimento para Mulheres Rurais e é uma das referências na atividade pesqueira. Ela esperava ansiosamente pelo encontro, assim como muitas mulheres.
O Encontro deste ano teve como objetivo contribuir para o fortalecimento de vínculos, autonomia, cuidado de si e segurança alimentar das mulheres do Litoral Norte no pós-pandemia. Por isto foi promovida uma palestra com a médica Bernadete Nonnemacher, que ressaltou a importância de uma boa alimentação durante a menopausa e dos cuidados necessários para uma vida saudável. Na sequência ocorreu um painel sobre experiências em empreendedorismo e autonomia feminina, que contou com a presença da vice-presidente da Coomafitt, Michele Bresolin, da prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco e da gerente Agro do Sicredi Caminho das Águas, Claudete Lima da Silva. O painel foi coordenado pela gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar Porto Alegre, Maria Elizabete Bonadimann Aguiar.
Na parte da tarde ocorreram atividades culturais, apresentação musical e oficinas de autocuidado que foram organizadas pelo Fitocidreira de: auriculoterapia, reike, usos do mel, aromaterapia, reflexopalmar e dança circular.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, em parceria com o Sicredi Caminho das Águas e o Grupo Fitocidreira (grupo de Cidreira que trabalha com plantas bioativas). Os encontros acontecem de dois em dois anos em um dos municípios do Litoral Norte. No final deste encontro as mulheres presentes no evento escolheram Capão da Canoa para sediar o evento em 2025.
Fonte/Imagem: Divulgação