Emater/RS-Ascar acompanha jurados de concurso em roteiro a queijarias artesanais
Queijarias de pequeno e médio porte de Porto Alegre, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Bom Jesus e Cambará do Sul receberam a visita de produtores de queijo e de doces de leite, consultores, pesquisadores, professores e extensionistas que participaram como jurados do 2º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, realizado no último final de semana (26 a 28/05), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, promovido pela Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL), Sebrae e Emater/RS-Ascar.
As queijarias visitadas têm tradição na produção do Queijo Artesanal Serrano, com produção mais recente de queijo colonial, queijaria de queijos autorais e em unidade de maturação e afinamento de queijos artesanais serranos. O roteiro de visitas técnicas possibilitou aos participantes uma panorâmica da produção e desenvolvimento do queijo artesanal gaúcho.
“Estas visitas foram especiais oportunidades para troca de experiências, repasse de tecnologia, conhecimento e valorização da tradição queijeira do Rio Grande do Sul. Momentos de integração de quem desenvolve e valoriza a cultura do queijo artesanal”, avalia Márcio Luiz Dalbem, extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Emater/RS-Ascar.
Foram participantes destas visitas técnicas Ariel Ramirez (produtor de queijo gorgonzola no Uruguai), Fernando Mayora (consultor de laticínios no Chile e diretor do Conselho Mundial do Doce de Leite), Agustin Batenelli (produtor de queijos e doces de leite de ovelha no Uruguai), Santiago Jorcin e Tomáz Lopes (pesquisadores e professores da Universidade Tecnológica do Uruguai - Utec), Carlos Castro (auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa), Erick Flores (extensionista rural da Emater Minas Gerais), Tiago Pascoal (queijista de AoQueijo de Santa Catarina), Renata De Paoli (consultora de queijarias artesanais em Minas Gerais), Patrícia Souza (empresa É Queijo Artesanal), Mahara Zoldan (proprietária e estabelecimento gastronômico em Porto Alegre), Danilo Cavalcanti Gomes (diretor técnico da AGL), e os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Márcio Luiz Dalbem e Luiz Carlos Gonçalves. Se integrou ao grupo, para as vistas de Bom Jesus e Cambará do Sul, o fotógrafo da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) Fernando Kluve Dias, um dos autores do livro Queijo Artesanal Serrano.
Fonte/Imagens: Divulgação