Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Curso proporciona conhecimentos sobre plantas para aplicação nas propriedades

Referência na área, o Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) encerra nesta sexta-feira (12/05) o terceiro curso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares realizado neste ano.
Foto de capa Curso proporciona conhecimentos sobre plantas para aplicação nas propriedades
Referência na área, o Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) encerra nesta sexta-feira (12/05) o terceiro curso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares realizado neste ano.
Publicado em
15/05/2023

Referência na área, o Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) encerra nesta sexta-feira (12/05) o terceiro curso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares realizado neste ano. A edição, que iniciou na segunda-feira (08/05), teve a participação de 11 alunos, dos municípios de Nova Santa Rita, São Francisco de Paula, Imigrante, Coronel Pilar, Ibarama, Caxias do Sul e Nova Petrópolis.

O curso é ministrado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Nelcy Frata, Elisete Benke, Gerváso Paulus e Alexandre Meneguzzo, que a cada edição apresentam novidades/inovações, instigando a curiosidade dos alunos e possibilitando a troca de informações e o aprendizado na prática.

Entre os alunos desta turma estão Liane Dinnebier e Odete Thiele, de Nova Petrópolis, que ficaram sabendo do curso através do site da Prefeitura e pela Emater/RS-Ascar, respectivamente. Liane é graduada em Ciências Contábeis e sempre trabalhou na área administrativa, é filha de agricultores e quando criança morou no interior. Odete tem formação em Direito e atuou como Oficial de Justiça. Agora aposentada e residindo em um sítio, onde tem criação de abelhas, algumas cabeças de gado e frutíferas como a parreira, está buscando novas habilidades.

Empolgada, Odete relata que toda a turma está achando o curso muito interessante. “O curso é muito bom, está superando expectativas. Estou aprendendo bastante e a minha ideia é investir mais nesse ramo de fitoterapia, inicialmente, claro, pra uso próprio de familiares, mas até eventualmente como um hobby ou até quem sabe mais uma opção financeira, uma segunda ocupação”, afirma.

A colega Liane reforça que o curso é excelente. “É incrível o que as plantas têm a oferecer de benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida, basta ter o conhecimento sobre elas, desde o cultivo, suas propriedades e as formas corretas de utilização. Por isso a importância deste curso. A ideia é aplicar todo conhecimento adquirido na nossa propriedade, para benefício de toda família”, declara.

Extensionista da Emater/RS-Ascar no município de Imigrante, Cristiane Dexheimer também participa do curso buscando qualificação. Ela conta que tem vários grupos de mulheres assistidos no município, e que as agricultoras têm plantas nas suas propriedades, gostam de trabalhar com elas e demandam informações sobre o assunto. “É uma área que eu gosto bastante e acredito que o curso vai me dar mais segurança para trabalhar com elas e passar as informações corretas sobre preparo de horto, cultivo das plantas, propagação, secagem, agroindustrialização, uso e preparo de alguns produtos com plantas”, salienta.

O calendário do curso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares e dos demais cursos oferecidos pelo Cetanp, entre eles processamento de carnes e fruticultura básica, está disponível no site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br). Informações também podem ser obtidas nos Escritórios Municipais do Emater/RS-Ascar, pelo e-mail ctcetnap@emater.tche.br ou fones (54) 99934-6839 e 99637-7406.  

 

Sobre o curso:

O curso de plantas medicinais, aromática e condimentares tem 40 horas de duração. Nas aulas teóricas, são abordados assuntos como políticas públicas e legislação, identificação botânica, fatores de produção e cultivo e manejo de plantas e substratos. No horto didático, os alunos participam da identificação de 110 plantas, têm acesso ao relógio do corpo humano, espiral de ervas, pergolado e três estufas com mudas. Na cozinha são realizados preparos caseiros de tinturas, xaropes, pomadas, spray para garganta, vinagre aromatizado, receitas com plantas alimentícias não-convencionais (Pancs), óleo medicinal e sabonete artesanal, entre outros. Além de visitar a farmácia viva, o aluno participa de todo o processo na prática da semeadura, plantio, colheita, pesagem, triagem, secagem, etiquetagem e como é feita a distribuição das plantas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

 

Debate

Nesta sexta-feira, a Emater/RS-Ascar também irá promover no Cetanp um debate sobre o Sistema Plantio Direto e Hortaliças: método de transição para a produção de alimentos saudáveis na agricultura familiar, com o engenheiro agrônomo Valdemar Arl, coautor de um livro sobre o assunto, a partir das 13h30.

 

Fonte: Divulgação

Imagem: Divulgação

Anúncios
BRSULNET

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.