Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Centro de Apoio ao Estado em Passo Fundo precisa de voluntários e doações

O Centro de Apoio ao Estado, em Passo Fundo, se tornou um ponto estratégico e logístico para distribuição de doações e atendimento de pessoas afetadas pelas enchentes. Imagem: Alex Borgmann
Foto de capa Centro de Apoio ao Estado em Passo Fundo precisa de voluntários e doações
O Centro de Apoio ao Estado, em Passo Fundo, se tornou um ponto estratégico e logístico para distribuição de doações e atendimento de pessoas afetadas pelas enchentes. Imagem: Alex Borgmann
Publicado em
17/05/2024

O Centro de Apoio ao Estado, em Passo Fundo, se tornou um ponto estratégico e logístico para distribuição de doações e atendimento de pessoas afetadas pelas enchentes. O local precisa, neste momento, de mais voluntários e doações específicas de material de limpeza, cestas básicas, cobertores e colchões.

Segundo o assessor especial do Gabinete do Governador e coordenador do centro, Mateus Wesp, atualmente não há necessidade de doações de roupas. “Estamos necessitando de doações específicas. Se for preciso doação de roupas novamente, pediremos. Mas, neste momento, solicitamos que a população não encaminhe roupas, e sim os outros produtos", comenta.

"Além disso, estamos enfrentando dificuldade com a diminuição do voluntariado. Por isso precisamos de pessoas que possam ajudar nas operações logísticas de carregamento e descarregamento, por exemplo”, acrescenta Wesp.

Localizado na ERS 324, no bairro Valinhos, o espaço funciona como centro de distribuição. As doações chegam ao local e de lá partem para as demais regiões do Estado, conforme os pedidos recebidos via central.

Governo disponibiliza plataforma que conecta abrigos e doadores

O governo do Estado disponibilizou na quinta-feira (16/5) uma plataforma que conecta demandas de abrigos e de instituições que estão ajudando vítimas das enchentes à população e às empresas que queiram contribuir. A iniciativa foi desenvolvida de forma gratuita pela startup WideLabs e tem a parceria do governo gaúcho, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

O objetivo da plataforma é ser um espaço no qual os abrigos, organizações não governamentais e instituições possam se cadastrar e indicar os itens que precisam, como água, fraldas, produtos de limpeza, roupas e cobertores, por exemplo. Haverá uma checagem prévia sobre a instituição, garantindo que ela esteja atuando em prol das vítimas das enchentes.

Uma vez que as informações estiverem no ar, os interessados em doar poderão visualizar as demandas e escolher a solicitação que querem atender. Assim que a demanda for suprida, as instituições deverão atualizar o site, evitando a sobreposição de doações. Os próprios abrigos poderão fazer troca de doações entre si.

A link para cadastro das instituições estará disponível no site SOS Enchentes, em Doações em geral. O portal reúne informações úteis para a população neste momento de calamidade pública.

Fonte: Governo do Estado

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.