Cancelada 3ª Romaria PcD a Caravaggio
Por conta do estado de calamidade pública que o Rio Grande do Sul vivencia, em decorrência das fortes chuvas em seu território recentemente, a comissão organizadora da 3ª Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio definiu o cancelamento do evento. A peregrinação estava marcada para a tarde de 19 de maio, em Farroupilha, RS, com programação igual à da edição anterior da promoção.
“Todo o Estado está consternado, em luto, e, mesmo que venhamos a ter sol pleno nas próximas semanas – o que não é provável, pelas previsões –, a dor e o trabalho que os gaúchos terão para buscar reerguer-se durarão muito tempo”, diz o coordenador da Romaria, Giovani Antonio Capra. Ele observa que o evento, por suas peculiaridades, demanda a mobilização de, pelo menos, dez agentes públicos, para controle do trânsito, resgate médico e traslado de peregrinos. “Agora que definimos pela suspensão de nossa promoção, esses profissionais estarão liberados para atuar em frentes mais urgentes para a sociedade riograndense, como a reconstrução de casas, distribuição de alimentos etc.”, afirma Capra. “É pequena, singela, mas é também uma forma de contribuirmos no sentido de superar a calamidade que tanto sofrimento está trazendo ao Estado”.
O coordenador anota que a comissão levou em conta outros relevantes aspectos para deliberar pelo cancelamento. Um deles é o bloqueio do roteiro de peregrinação ‘Caminhos de Caravaggio’ em todo seu percurso, por tempo indeterminado. Outro é a suspensão de pré-romarias, caso das dos Ciclistas e dos Jipeiros, que aconteceriam sábado passado, dia 4, e a dos Cavalarianos, prevista para o próximo sábado, dia 11.
A Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio suspensa envolveu, como promotores, Amdef (coordenadora), Apae de Farroupilha, Amafa, Apadev, Afadev, Escola Estadual Helen Keller, Escola Municipal Helen Keller e Inav. Também integraram sua comissão organizadora os casais idealizadores da Romaria, Gilberto Adami e Maria Ester Rigo Adami e Antonio Carlos Potrich e Ilma Neumann Potrich. O evento contou com parceria de Fundação Marcopolo, Supermercados Andreazza, Terrasol Toyota, Sicredi Pioneira, CGTec Comércio de Ferramentas e Samae Caxias do Sul, além de apoio da Prefeitura Municipal de Farroupilha.