Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Associativismo, cooperativismo e programas de compra de alimentos são tratados em encontro em Esmeralda

O objetivo foi fomentar o associativismo e cooperativismo e esclarecer dúvidas dos agricultores, escolas e prefeituras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos e suas formas de comercio. Imagem: Emater
Foto de capa Associativismo, cooperativismo e programas de compra de alimentos são tratados em encontro em Esmeralda
O objetivo foi fomentar o associativismo e cooperativismo e esclarecer dúvidas dos agricultores, escolas e prefeituras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos e suas formas de comercio. Imagem: Emater
Publicado em
02/10/2024

O Escritório da Emater/RS-Ascar de Esmeralda promoveu, nesta quarta-feira (25/09), um encontro sobre associativismo, cooperativismo e mercados institucionais de compra de alimentos, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Participaram 21 pessoas, entre eles agricultores, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, servidores municipais do setor de compras e da Secretaria de Educação e extensionistas da Emater/RS-Ascar de Vacaria e de Monte Alegre dos Campos. O objetivo foi fomentar o associativismo e cooperativismo e esclarecer dúvidas dos agricultores, escolas e prefeituras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e suas formas de comercialização.

O encontro foi conduzido pelos extensionistas Cleunir Augusto Paris, da Unidade de Cooperativismo de Erechim, e Lia Helena Rocha, da Unidade de Cooperativismo de Frederico Westphalen, que palestrou de modo virtual. Eles abordaram os temas da gestão de organizações da agricultura familiar - associação de agricultores e cooperativas; obrigações legais e estatutárias referentes ao funcionamento de associações e cooperativas da agricultura familiar; aspectos legais e operacionais do Pnae e do PAA. Também trataram sobre aspectos legais e estratégias de articulação com os potenciais compradores no processo de construção dos editais de chamada pública e acompanhamento e avaliação da operacionalização.

Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar de Jaquirana, Fernanda Comby, o município já conta com a Associação dos Agricultores Familiares de Esmeralda, sendo que há quatro produtores fornecedores de alimentos para o Pnae e cinco para o PAA. São comercializados hortaliças, morangos, pinhão e feijão e há uma agroindústria que fornece doce de leite, queijo e iogurte. De acordo com Fernanda, ficou definido que em dezembro será realizada uma reunião de mobilização e levantamento dos produtos a serem fornecidos, com o objetivo de elaborar o edital de chamada pública.

Fonte: Emater

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.