Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

Apresentação dos Trajes Oficiais das Soberanas de Antônio Prado: uma homenagem ao patrimônio histórico

Em um evento repleto de simbologias e referências à rica cultura de Antônio Prado, o Auditório da FAP foi palco da apresentação dos Trajes Oficiais das Soberanas da cidade. / Imagem: Divulgação
Foto de capa Apresentação dos Trajes Oficiais das Soberanas de Antônio Prado: uma homenagem ao patrimônio histórico
Em um evento repleto de simbologias e referências à rica cultura de Antônio Prado, o Auditório da FAP foi palco da apresentação dos Trajes Oficiais das Soberanas da cidade. / Imagem: Divulgação
Publicado em
18/08/2023

Em um evento repleto de simbologias e referências à rica cultura de Antônio Prado, o Auditório da FAP foi palco da apresentação dos Trajes Oficiais das Soberanas da cidade. A data, significativa por também marcar o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, não foi escolhida ao acaso: evidencia o papel fundamental das Soberanas na promoção da cultura, belezas naturais, festas e, claro, do patrimônio – o grande diferencial da comunidade.

O trabalho por trás dos trajes reflete dedicação e respeito às raízes da cidade. Idealizados pela talentosa artista Giovana Bocchese Leal e confeccionados pelas mãos de mais de 10 pessoas, os trajes incorporam elementos da cultura local, incluindo artesanato e referências arquitetônicas.

A artista, que serviu como servidora pública durante oito anos, revela que o projeto representa uma virada significativa em sua vida: “Ser quem eu nasci para ser... Uma artista”. Ela conduziu uma pesquisa intensiva, explorando o arquivo histórico municipal e buscando inspiração em edições anteriores, como os desenhos da 1ª edição: Rainha do Centenário da Imigração Italiana, datada de 31/12/1985.

A cor dos trajes não é apenas estética; carrega significados. O rosa, representando felicidade e prosperidade, adorna a Rainha Ingrid Lodi Barison. O azul, simbolizando calma, tranquilidade e fé, veste as Princesas, Ana Júlia Toresa Cavazzola e Amanda Falavigna. Os trajes, feitos em Crepe Armany, ostentam bordados à mão que homenageiam lambrequins de edificações icônicas de Antônio Prado, e são enriquecidos com joias desenhadas pelo joalheiro Cesar Cony, destacando a tradicional imagem do "Olho de Porão".

Durante o evento, a artista revelou ainda o kaftan – uma sobreposição versátil do traje oficial – e o traje de Passeio, mais leve e fluido, adequado para dias mais quentes.

Giovana fez questão de agradecer e reconhecer todos os colaboradores que participaram deste projeto. Entre eles, costureiras, artesãs, designers e joalheiros, todos membros da comunidade, que uniram esforços para produzir trajes dignos da representatividade das Soberanas.

A Secretária de Turismo, Sra. Patrícia Schenkel, destacou a união de esforços em prol do projeto. Já o Prefeito Municipal em exercício, Senhor Elias Zulian, ressaltou a importância do turismo e como os trajes refletem a essência da cidade.

O resultado é um tributo ao legado de Antônio Prado, celebrando a imigração italiana e a preservação de seu patrimônio arquitetônico e cultural. Com os trajes, as Soberanas estão prontas para representar e promover o melhor de sua cidade por onde passarem.

 

Fonte: Vida no Campo

Em Antônio Prado
você encontra!
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.