Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

“Água e saneamento: do básico ao essencial” é tema de palestra promovida pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar

Ministrada pelo Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, evento acontece no Auditório da AMUREL na próxima terça-feira, 06, e traz reflexões sobre relação do homem com os recursos hídricos
Foto de capa “Água e saneamento: do básico ao essencial” é tema de palestra promovida pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar
Ministrada pelo Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, evento acontece no Auditório da AMUREL na próxima terça-feira, 06, e traz reflexões sobre relação do homem com os recursos hídricos
Publicado em
31/05/2023

Ministrada pelo Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, evento acontece no Auditório da AMUREL na próxima terça-feira, 06, e traz reflexões sobre relação do homem com os recursos hídricos

Em uma das épocas que mais evoca o cuidado com a natureza, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas promove uma palestra especial em alusão à Semana do Meio Ambiente. Ministrada pelo Diretor do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (ISAM/UCS), professor Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, e com tema “Água e saneamento: do básico ao essencial”, a conversa acontece no Auditório da AMUREL na próxima terça-feira, dia 06, a partir das 14h. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link, sem nenhum custo.

Aberto para toda a comunidade, o bate-papo terá duração de duas horas, com espaço para perguntas. Além disso, será voltado para a relação de interdependência do indivíduo com os recursos hídricos, que acontece de forma intensa desde os primórdios. Elemento indispensável à vida, conforme lembra o palestrante, a água é utilizada pela humanidade desde as civilizações antigas, seja para produção de alimentos, saciar a sede ou afastar resíduos.

“Hoje, temos um conhecimento muito maior do papel que os recursos hídricos desempenham, principalmente no que diz respeito à preservação adequada de quantidade e qualidade de água, mas o que fazemos com essas informações? Precisamos trazer uma reflexão para esses pontos para que as pessoas entendam como podem contribuir além do mínimo, neste caso, seja por ações cotidianas, coletivas ou institucionais”, enfatiza Gimenez.

A temática proposta pelo Comitê, inclusive, traz à tona três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar, Água Potável e Saneamento, e Vida na Água. No decorrer da abordagem, os desafios e questionamentos que permeiam o assunto também serão explorados, a fim de servirem de estímulo para o surgimento de novas ideias e ações que corroborem para um mundo melhor.

A iniciativa integra a programação da XVIII Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, realizada em parceria com o ProFor Águas (Projeto e Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense), que dá suporte técnico e científico ao Comitê Tubarão e Complexo Lagunar. Trabalho desenvolvido com recurso da Fapesc (Edital 23/2022).

 

O palestrante

Com grande experiência nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, com ênfase em gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental, o palestrante é ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também é Diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS), Membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul.

 

Texto: Catarina Bortolotto

Imagem: Divulgação

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.