Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

Agricultura: Cuidados com as Taturanas

Na última semana de abril, Nova Roma do Sul registrou um caso de agricultor que teve contato direto com taturanas.
Foto de capa Agricultura: Cuidados com as Taturanas
Na última semana de abril, Nova Roma do Sul registrou um caso de agricultor que teve contato direto com taturanas.
Publicado em
25/04/2023

Na última semana de abril, Nova Roma do Sul registrou um caso de agricultor que teve contato direto com taturanas. Devido a isso, o homem ficou hospitalizado para realizar tratamento.  Como bem sabemos as taturanas, também conhecidas como lagartas, são criaturas comuns em áreas agrícolas e temidas, mas com algumas dicas importantes, os agricultores podem manter o cuidado e evitar serem vítimas das taturanas.

Use roupas protetoras: Quando estiver trabalhando em áreas onde as taturanas estão presentes, use roupas protetoras, como calças compridas, camisas de mangas compridas e luvas grossas. Certifique-se de que suas roupas estejam bem fechadas para evitar que as taturanas entrem em contato com sua pele.

Faça a limpeza regularmente: As taturanas são frequentemente encontradas em áreas onde há muitos detritos, como folhas mortas, grama alta e madeira em decomposição. Para evitar que elas se proliferem, faça a limpeza regularmente em sua propriedade.

Identifique as espécies de taturanas presentes em sua propriedade: Nem todas as taturanas são venenosas, mas algumas espécies podem causar reações graves em humanos e animais.

Tenha atenção ao manusear materiais de construção ou madeira: Taturanas podem ser encontradas em materiais de construção, como madeira e metal. Ao manusear esses materiais, use luvas grossas e verifique cuidadosamente a presença de taturanas.

Use luvas: Se precisar manusear uma taturana, use luvas grossas e resistentes para evitar entrar em contato com os pelos ou espinhos da lagarta. Mesmo se a taturana não for venenosa, algumas espécies podem causar irritação na pele.

Mantenha as crianças e animais de estimação longe: As taturanas são curiosas e muitas vezes atraem crianças e animais de estimação, mas é importante mantê-los afastados. Explique às crianças que as taturanas são criaturas selvagens que devem ser observadas de longe, não tocadas.

Não tente remover os pelos: Se você entrar em contato com os pelos ou espinhos de uma taturana, não tente removê-los com as mãos. Em vez disso, use fita adesiva para removê-los gentilmente. Se você desenvolver uma reação alérgica, procure atendimento médico imediatamente.

Lave as mãos: Depois de manusear uma taturana, lave as mãos com água e sabão. Certifique-se de remover todos os pelos ou espinhos que possam ter ficado presos em suas luvas ou roupas.

Ao seguir essas dicas, os agricultores podem minimizar o risco de entrar em contato com taturanas venenosas e garantir a segurança em suas propriedades.

 

Vida no Campo

Imagem: https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2020/06/taturanas-vida-habitos-e-risco-do-veneno-para-seres-humanos-1.jpg

 

Em Antônio Prado
você encontra!
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.