Agricultoras de Antônio Prado marcam presença na Marcha das Margaridas em Brasília
A cidade de Antônio Prado esteve bem representada em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto. Dentre as aproximadamente 150 mil mulheres trabalhadoras rurais que participaram da Marcha das Margaridas, estiveram Aline Grison e Josielen Benetti, ambas associadas ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Antônio Prado.
Na programação do evento, as agricultoras tomaram parte em oficinas e participaram de rodas de debates sobre temas críticos para a categoria, abordando assuntos como violência no campo, sucessão familiar, agroecologia, políticas públicas, além de soberania e segurança alimentar.
A 7ª edição da Marcha das Margaridas foi marcada também por uma caminhada de 7 km, que culminou na esplanada do governo, em uma manifestação ordeira, organizada e repleta de emoção e determinação, realizada no dia 16, iniciando por volta das 6h da manhã.
No encerramento, com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, diversos compromissos foram anunciados, dentre eles:
A criação de 90 mil quintais produtivos;
Aporte de 25 milhões para assistência técnica em agroecologia, sendo metade deste montante direcionado especificamente para as mulheres;
Implementação de um programa emergencial de reforma agrária, beneficiando 7.200 famílias, das quais 1.500 serão contempladas com Crédito Fundiário;
Regularização fundiária para 40 mil famílias brasileiras;
Liberação de 300 milhões destinados ao crédito de instalação das propriedades oriundas da reforma agrária;
Constituição de um grupo de trabalho focado na juventude rural, voltado para a discussão sobre a sucessão no campo;
Investimento de 100 milhões para aquisição de leite via Conab.
Fonte: Vida no Campo, com contribuições da FETAG.