Agência Positiva edita livro sobre a cultura do alho no Brasil

A Agência Positiva, que neste mês de março festejou seus 28 anos de fundação, foi a responsável pela gestão e editoração do livro Entre Dentes e Bulbos - A cultura do alho no Brasil, realizado pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa). A obra foi lançada no dia 27 de fevereiro, em Cristalina (GO), com a presença de produtores rurais de todo o Brasil.
Em 150 páginas, o livro retrata como o alho nobre se desenvolveu no país, iniciando seu plantio no fundo de quintal, até o desenvolvimento em grande escala, sendo hoje um produto altamente rentável. A obra também conta as inúmeras dificuldades que a cultura passou ao longo dos anos devido a importação do produto de outros países. O livro foi escrito pela jornalista e historiadora Danúbia Otobelli, tendo a coordenação do publicitário Ricardo ‘Bacana’ Vignatti e o projeto gráfico desenvolvido pelo arquiteto e diretor de criação Elias Carpeggiani.
Esse foi mais um livro entregue pela Agência Positiva, que tem também no seu currículo as obras Fante – 50 anos, Tempos de luta e de glória – 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua e Temporada de Ouro – 50 anos da Sociedade Recreativa Aquarius, além da revista O Centenário – 100 anos de emancipação política de Flores da Cunha.
Trecho da obra
Esta é a história de como uma hortaliça milenar se desenvolveu em solo nacional. É uma história que simboliza a resiliência dos brasileiros. Resiliência de desenvolvimento, resiliência de prosperidade. É da busca de plantar alho no frio do Sul até o calor do Nordeste. Uma história que uniu produtores, pesquisadores, autoridades e dirigentes em um só objetivo: plantar o melhor alho do mundo. Uma epopeia contada por diversas vozes, que viu nas pesquisas como produzir mais e melhor, que transformou as cidades que adotaram a cultura e que percebeu que quando o fim estava próximo, havia um novo começo. Essa história tem início, meio, mas não chegou ao fim. Continua planejando o futuro tendo como inspiração a resiliência do seu passado.
