Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

Ação ajuizada pelo MPRS garante cirurgia intrauterina em bebê com 27 semanas

A cirurgia aconteceu no dia 24 de julho de 2022 no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Foto de capa Ação ajuizada pelo MPRS garante cirurgia intrauterina em bebê com 27 semanas
A cirurgia aconteceu no dia 24 de julho de 2022 no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Publicado em
16/05/2023

A cirurgia aconteceu no dia 24 de julho de 2022 no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça julgou procedente, no mês de abril, tornando definitivos os efeitos da tutela de urgência deferida, ação civil pública que pedia que o Município de Antônio Prado e o Estado do Rio Grande do Sul providenciassem que o bebê de uma mulher com 27 semanas de gestação passasse por cirurgia intrauterina.

Em julho de 2022, a então gestante procurou a Promotoria de Justiça de Antônio Prado para relatar sobre a necessidade de realização da cirurgia, com urgência, para correção da coluna vertebral do feto em gestação. Prontamente, o promotor Laerte Kramer Pacheco ingressou com a ACP e a Justiça concedeu a liminar. A cirurgia aconteceu no dia 24 de julho de 2022 no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

O bebê, que hoje tem sete meses, foi diagnosticado com mielomeningocele, um defeito de fechamento da coluna que causa lesão progressiva de raízes nervosas anormalmente em contato com o líquido amniótico, podendo levar a graves consequências como hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro) e dificuldade ou perda total da capacidade de caminhar. Hoje, o bebê faz tratamento para que algumas sequelas da doença não prejudiquem seu crescimento e movimentos futuros.

Fonte: MPRS

Imagem: https://agoranors.com/wp-content/uploads/2020/09/ministerio-publico-rs.jpg

Em Antônio Prado
você encontra!
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.