Vida no Campo

Blog

Livros

Voz da coragem: protagonismo feminino no Brasil Imperial

Marco na literatura nacional, primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida ganha nova edição pelo selo Via Leitura / Imagem: Divulgação
Foto de capa Voz da coragem: protagonismo feminino no Brasil Imperial
Marco na literatura nacional, primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida ganha nova edição pelo selo Via Leitura / Imagem: Divulgação
Publicado em
06/05/2024

Marco na literatura nacional, primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida ganha nova edição pelo selo Via Leitura

Atemporal romance de Júlia Lopes de AlmeidaMemórias de Martha recebe relançamento em uma edição especial pelo selo Via Leitura. Publicado primeiro em folhetim, em 1888, este clássico resgata uma das histórias mais marcantes da historiografia da literatura brasileira. Pioneira na época, a autora traz à vida uma protagonista feminina forte e resiliente, cuja jornada reflete as mudanças sociais e culturais do Rio de Janeiro imperial.

Uma das romancistas nacionais mais proeminentes, Júlia oferece um panorama social do século XIX. O leitor acompanha as lembranças de uma moça desde a infância até a vida adulta – e encontra na educação a única chance de escapar da pobreza. Rico em detalhes históricos, o livro se destaca como uma peça fundamental na compreensão da emancipação da mulher na sociedade brasileira.

A respeito dos meus estudos estava segura, tranquila, de uma tranquilidade mesmo como nunca tivera em vésperas de exame. Minha mãe, não, disfarçava mal a sua inquietação (...). Não teve coragem de acompanhar-me; pediu à professora como último favor que me levasse e animasse; beijou-me quando eu saí, fingindo-se forte, mas li no seu olhar úmido toda a fraqueza que a invadia nesse instante. (Memórias de Martha, p. 68)

A escritora denuncia as injustiças sociais contra pobres, mulheres, negros e crianças. Ela levanta temas como a abolição e o parasitismo da oligarquia cafeeira. Além disso, Memórias de Martha foi percussor ao retratar a vida em um cortiço, antes mesmo do clássico de Aluísio Azevedo, publicado dois anos depois, em 1890.

A reputação da mulher é essencialmente melindrosa. Como o cristal puro, o mínimo sopro a enturva... (Memórias de Martha, p. 70)

A nova edição apresenta o texto integral dos originais, com ortografia atualizada e notas explicativas para termos e expressões antigas. O romance também mostra ter reconhecimento duradouro, já que fora incluído em vestibulares dos últimos anos e retornará como leitura obrigatória para a Fuvest 2026.

Ficha técnica
Título: 
Memórias de Martha
Autora: Júlia Lopes de Almeida
Editora: Via Leitura
ISBN: 9786587034485
Formato: 21x14 cm
Páginas: 80
Preço: R$ 26,90
Onde encontrarAmazon

Sobre autora: Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) foi uma das principais escritoras de sua geração e uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras. Ao longo de sua carreira, produziu contos, peças, romances, crônicas e livros infantojuvenis.

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

Instagram@editoraedipro
Sitewww.edipro.com.br

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.