Um alerta para cuidados necessários na prevenção de doenças cardíacas durante enchentes no Rio Grande do Sul
A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) destaca a importância da atenção aos sintomas e do rápido acesso aos cuidados médicos
Com as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul e deixam milhares de pessoas desabrigadas, a atenção à saúde cardiovascular torna-se ainda mais crucial. A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) emite um alerta sobre o risco de doenças cardíacas e destaca a importância da identificação precoce dos sintomas.
"Orientar as pessoas que em caso de dor forte no peito, comuniquem imediatamente às equipes médicas que estão prestando atendimento nos locais. O risco de um infarto não pode ser desconsiderado nesse contexto. O importante é que o paciente tenha essa informação porque pode sentir e não comunicar em meio a tantas preocupações com tudo que está acontecendo”, ressalta o presidente da SOCERGS, Luis Beck da Silva.
É fundamental que a população esteja atenta a sinais de alerta, como dor no peito, falta de ar, palpitações e tonturas, e busque ajuda médica imediatamente caso apresente esses sintomas. A prevenção e o rápido acesso aos cuidados médicos são essenciais para evitar complicações.
Em casos de suspeita de doença cardíaca ou qualquer sintoma relacionado, é fundamental procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequados. Também é fundamental manter o uso de medicações de uso crônico sem interrupção e sempre conversar com o seu médico diante da eventual impossibilidade.
Redação: Marcelo Matusiak
Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS)
A SOCERGS é uma entidade dedicada à promoção da prevenção de doenças cardíacas, visando aprimorar a qualidade de vida dos gaúchos. Seu compromisso é conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde do coração. Destaca-se por sua transparência e clareza em todas as suas atividades com participação ativa de seus sócios e líderes, que contribuem para seu contínuo aprimoramento e evolução ao longo das gestões.
Fonte: Divulgação