Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

UCS realiza primeira banca de reconhecimento de diploma stricto sensu expedido no exterior

Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Anelise Becker obteve o reconhecimento nacional da titulação por tese sobre o Problema Ecológico e o Problema do Direito
Foto de capa UCS realiza primeira banca de reconhecimento de diploma stricto sensu expedido no exterior
Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Anelise Becker obteve o reconhecimento nacional da titulação por tese sobre o Problema Ecológico e o Problema do Direito
Publicado em
24/04/2023

Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Anelise Becker obteve o reconhecimento nacional da titulação por tese sobre o Problema Ecológico e o Problema do Direito

A Universidade de Caxias do Sul realizou pela primeira vez uma banca de reconhecimento de diploma stricto sensu expedido no exterior no dia 17 de abril. Quatorze anos depois de conquistar o título de doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, Anelise Becker obteve o reconhecimento nacional da diplomação.

Prestigiaram a solenidade o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin, o diretor da Área de Conhecimento de Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, professor Leonardo de Camargo Subtil. A banca foi composta pelos professores Adir Ubaldo Rech, Cleide Calgaro, Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira e Wilson Antônio Steinmetz.

Ao revisitar a história, o professor Gelson Leonardo Rech relembrou a trajetória do ensino das Ciências Jurídicas na Instituição. O primeiro reitor da UCS, professor e médico Virvi Ramos, fundou a Faculdade de Direito, associada à Sociedade Hospital Nossa Senhora de Fátima, em 1958 – a Faculdade seria uma das que dariam origem à UCS, em 1967. Em 2001, foi instituído o Programa de Pós-Graduação na área com o curso de Mestrado, oferta ampliada em 2017, a partir do curso de Doutorado, o primeiro do Brasil a ter área de concentração em Direito Ambiental.

“E agora nós temos, também no Direito, o nosso primeiro reconhecimento, que coroa o início de um processo. Estamos realmente felizes porque é uma trajetória vitoriosa no ensino e na pesquisa em Direito”, enaltece o reitor ao afirmar que “o conhecimento nos abre o mundo”.

Anelise Becker, autora da tese “O Problema Ecológico e o Problema do Direito em Perspectiva Crítica Unitária”, orientada pelos professores da Universidade de Coimbra José Manuel Aroso Linhares e Antônio Castanheira Neves, define a vida acadêmica como muito gratificante.

O diretor da Área de Conhecimento de Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, ressaltou a importância da abordagem. “Nós primamos pela qualidade, pelo zelo, pelo cuidado acadêmico, pela fineza dos assuntos, e essa questão do meio ambiente ganha relevância diariamente, já que perpassa todos os continentes, os países e, inclusive, a nossa existência no planeta”, destaca.

Processo de reconhecimento

Desde agosto de 2022, a Universidade de Caxias do Sul possibilita o reconhecimento de diplomas de Mestrado e Doutorado expedidos em Instituições de Ensino Superior estrangeiras. O processo é oportunizado a partir da Plataforma Carolina Bori, do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que permite a gestão e o controle relacionados à revalidação e ao reconhecimento das titulações internacionais.

De acordo com a Resolução n. 1, de 25 de julho de 2022, do Conselho Nacional de Educação/CES, o processo de revalidação refere-se a diplomas de graduação expedidos por Instituições de Ensino Superior estrangeiras, ao passo que o processo de reconhecimento se refere a diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior.

Neste caso, os diplomas obtidos no exterior, para serem válidos nacionalmente, devem ser reconhecidos por universidades brasileiras regularmente credenciadas, com cursos de pós-graduação avaliados, autorizados e reconhecidos, na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior.

Saiba como dar início à solicitação de reconhecimento de diploma para Mestrado e Doutorado.

Problema Ecológico e o Problema do Direito

Defendida em 2009, na Universidade de Coimbra, em Portugal, a tese “O Problema Ecológico e o Problema do Direito em Perspectiva Crítica Unitária”, de Anelise Becker com orientação dos professores da Instituição portuguesa José Manuel Aroso Linhares e Antônio Castanheira Neves, continua muito atual, como considera a autora.

O trabalho foi fundamentado em um tripé de autores e mesclou diferentes correntes filosóficas, resultando em um trabalho de Direito com cunho filosófico. Ela abordou a Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann, o resgate do pensamento do ser, de Martin Heidegger, e a questão da alteridade, a partir de Emmanuel Lévinas.

A autora considera que uma tese exige mergulho integral no tema, que deve ser motivo de paixão. “É algo com que a pessoa se lança ao desconhecido, e é um organismo vivo, porque tu podes até ter um plano inicial, só que se as tuas pesquisas não te fizerem fugir desse plano inicial, não valeu de nada. É como casar. Durante algum tempo estará casado com aquilo”, contextualiza Anelise.

 

Fonte: Divulgação

Fotos: Bruno Zulian

Anúncios
BRSULNET

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.