Segurança no interior é tema de encontro promovido pela Cooprado

A Cooperativa Agroindustrial Pradense – Cooprado, realizou, no dia 17 de setembro de 2024, um importante encontro no auditório Pe. Leonel Pergher, em Antônio Prado, para discutir a segurança no interior. O evento contou com a participação do Delegado da Polícia Civil, Luciano Righes Pereira, e do Sargento da Brigada Militar, Cristiano Andreetta, além de diversos cooperados e produtores rurais.
A pauta central foi a crescente preocupação com casos de abigeato e tentativas de golpes via telefone, que têm ocorrido com frequência na região. O Delegado Pereira destacou que, em muitos casos de abigeato, os crimes são praticados por pessoas conhecidas na comunidade. “O que precisamos é de uma denúncia anônima para identificar os responsáveis. Como o nome sugere, é anônima, ninguém saberá quem fez a denúncia. Precisamos dessas informações para agir com eficácia”, enfatizou Pereira. Ele também recomendou cuidados adicionais, como não deixar veículos destrancados ou com chaves dentro, além da instalação de sistemas de videomonitoramento para auxiliar na investigação de crimes. “Se o criminoso perceber que a situação é arriscada, é provável que desista do furto”, completou.
O Sargento Andreetta reforçou que a segurança começa dentro de casa, principalmente durante a contratação de mão de obra temporária, comum nas épocas de safra. “Muitos produtores hospedam pessoas desconhecidas em suas propriedades. É fundamental verificar se esses trabalhadores têm antecedentes criminais. Solicitem os documentos e confirmem na Delegacia ou na Brigada Militar se são de confiança”, orientou Andreetta.
Um dos pontos levantados pelos participantes foi o porte de armas para defesa da propriedade. Tanto o Delegado quanto o Sargento alertaram que o uso de armas deve ser feito com cautela, sempre priorizando a segurança da família. Além disso, recomendaram que as famílias rurais se organizem em grupos de WhatsApp para compartilhar informações sobre a presença de pessoas suspeitas ou qualquer atividade incomum na região.
O presidente da cooperativa, Osvaldo Conte, ressaltou a importância do encontro para a segurança dos cooperados. “É essencial que essas informações cheguem até os produtores para que eles possam evitar riscos. O mais importante é que registrem os crimes e façam as denúncias”, afirmou Conte. Ele também informou que a cooperativa entregará, em breve, uma carta de solicitações aos candidatos a prefeito, pedindo o aumento do efetivo das forças de segurança.
As instituições de segurança deixaram seus contatos à disposição da comunidade para facilitar o acesso em casos de necessidade:
- Brigada Militar: (54) 9212-9760 e (54) 8418-6103
- Delegacia da Polícia Civil: (54) 8432-7319 e (54) 3293-1071
Fonte: Vida no Campo
.jpg)
