Secretaria da Saúde emite comunicado de alerta diante casos de Meningites confirmados na região
Vacina disponível na rede de saúde é uma das formas de prevenir a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipê através da Vigilância Epidemiológica traz um alerta diante dos casos de Meningite confirmados em municípios da região e o crescimento recente de casos e óbitos pela doença em outras localidades do país.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e outros. A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.
A vacina disponível na rede de saúde é uma das formas de prevenir a doença. Confira abaixo as vacinas do calendário de rotina que estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.
• Meningocócica C: Esquema vacinal: 1ª dose aos três meses; 2ª dose aos cinco meses e reforço aos 12 meses. Também está disponibilizada, até fevereiro de 2023, para crianças até 10 anos não vacinadas e para trabalhadores da saúde. A criança de 12 meses que não fez as doses anteriores faz apenas uma dose.
• Meningocócica ACWY (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Esquema vacinal: uma dose em adolescentes de 11 e 12 anos, a depender a situação vacinal. Até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos também poderão se vacinar.
Ressaltamos que o município de Ipê não registrou nenhum caso da doença, mas reforçamos que a melhor forma de prevenção é a realização da vacina, que está disponível diariamente em todas as unidades de saúde.
Mantenha a vacinação em dia!
Vida no Campo com informações da Secretaria da Saúde
Foto: Divulgação