Vida no Campo

Blog

Artigos

Saúde mental e o significado do Janeiro Branco

Artigo de Opinião: Presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr. Imagem: Divulgação
Foto de capa Saúde mental e o significado do Janeiro Branco
Artigo de Opinião: Presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr. Imagem: Divulgação
Publicado em
13/01/2025

Quando falamos de saúde mental não tratamos apenas de doenças como ansiedade, depressão ou outros transtornos psiquiátricos. O conceito é muito mais abrangente, envolvendo o bem-estar emocional, a qualidade de vida e a capacidade de enfrentar os desafios do cotidiano de maneira equilibrada. Esse olhar ampliado é fundamental na prática médica e orienta o trabalho da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), que considera a saúde mental uma prioridade.

 

Nos últimos anos, esse tema vem ganhando maior destaque, acompanhando a progressiva derrubada de tabus que antes dificultavam o diálogo aberto sobre o assunto. Muitos pacientes ainda hesitam em revelar que estão em terapia ou fazendo uso de medicamentos psiquiátricos, embora isso esteja mudando gradualmente. O avanço dessa conscientização reflete uma transformação social importante, promovendo maior aceitação e encorajando mais pessoas a buscar o apoio necessário.

 

A campanha Janeiro Branco tem um papel essencial nesse processo, ao trazer a saúde mental para o centro das discussões e incentivar a promoção do autocuidado. Mais do que prevenir ou tratar transtornos, a campanha ressalta a importância de estratégias que favoreçam o equilíbrio psicoemocional e contribuam para uma vida mais saudável. Prova disso, foi a recente Caminhada Janeiro Branco, que participamos com a parlamentar e autora da iniciativa, Tanise Sabino.

 

No Rio Grande do Sul, os últimos anos foram especialmente desafiadores, com desastres naturais como as enchentes de 2024 e os efeitos persistentes da pandemia. Esses eventos, combinados às pressões do cotidiano, têm amplificado o impacto na saúde mental da população. Como médicos, é nosso dever destacar a necessidade de políticas públicas que priorizem a saúde mental, garantindo acesso a serviços qualificados e acolhedores.

 

É fundamental lembrar que a saúde mental é um elemento-chave para a manutenção do bem-estar integral do indivíduo. Como profissionais da área da saúde, devemos nos comprometer a derrubar preconceitos, ampliar o acesso a informações confiáveis e reforçar a importância de buscar ajuda especializada quando necessário.

 

A AMRIGS cumpre assim a missão de promover a saúde em todas as suas dimensões, destacando o papel essencial de campanhas como o Janeiro Branco na construção de uma sociedade mais saudável e consciente.

 

Presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Sobre a AMRIGS
 

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

  • Fomentar a ciência e a cultura médica;
  • Promover a defesa profissional;
  • Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
  • Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.
Anúncios
BRSULNET

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.