Saiba mais sobre a Bactéria streptococcus viridans
A comunidade pradense ficou em alerta nos últimos dias de março por conta da morte de uma mulher por meningite causada pela bactéria streptococcus viridans. O caso incomum chamou a atenção da nossa redação e buscamos saber mais. Segundo a doutora infectologista Viviane Buffon, o “Streptococcus viridans, também conhecido por S. viridans, é encontrada principalmente na cavidade oral e da faringe e possui papel protetor, impedindo o desenvolvimento de outras bactérias, como, por exemplo, a S. pyogenes.”
Segundo a profissional “o Streptococcus mitis, pertencente ao grupo do S. viridans, está presente na superfície dos dentes e nas mucosas, podendo ser identificada a sua presença por meio da visualização de placas dentárias. Essas bactérias podem entrar na corrente sanguínea durante a escovação dos dentes ou extração dentária, por exemplo, principalmente quando a gengiva se encontra inflamada. No entanto, em pessoas saudáveis, essas bactérias são facilmente eliminadas na corrente sanguínea”
Streptococcus viridans, conforme Viviane, é uma espécie de bactéria pertencente ao gênero Streptococcus, de características muito similares. São frequentes no meio oral e podem causar abcessos dentários ou endocardite. “Os Streptococcus viridans constituem um conjunto de microrganismos de caracterização menos definida e padronizada que os demais streptococos. Como agentes etiológicos são associados à bacteremia, endocardite subaguda, abscessos, infeções do trato geniturinário e infecções de feridas,” explica.
Portanto, a meningite não é comum por esse agente infeccioso. “No entanto, se paciente apresentava a bactéria em sua cavidade oral, pode ter ocorrido o deslocamento da mesma para a corrente sanguínea e após para o sistema nervoso central, provocando a meningite,”
Vale ressaltar, dessa forma, que o caso da meningite registrado no município não é transmissível e bem como não há profilaxia com medicação ou vacina.
Fonte: Divulgação
Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Streptococcus_viridans_01.png