Protocolo de Atendimento Integrado é Apresentado para Proteção de Crianças e Adolescentes
Na última semana, foi apresentado na Unidade de Saúde Dr. Hildebrando Cardoso Pereira, em Flores da Cunha, o protocolo de atendimento integrado, criado a partir da Lei Federal n° 13.431 de 2017. A iniciativa visa promover a proteção integral e o bem-estar de crianças e adolescentes em situações de violência.
O protocolo estabelece que, ao receber um relato de violência, a pessoa ou instituição responsável deve preenchê-lo e encaminhá-lo ao órgão competente. Isso evita que a vítima tenha que repetir os fatos diversas vezes, minimizando a revitimização.
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), é responsável pelo projeto. O procedimento também envolve a criação de uma rede de proteção composta por profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública (Brigada Militar e Polícia Civil), Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Ministério Público.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Michelle Lusa, a adesão ao protocolo representa um avanço significativo para a comunidade. “Nosso maior objetivo é garantir a segurança e o bem-estar das crianças e dos adolescentes, e o protocolo veio como uma medida de auxílio para evitar a revitimização dessas crianças”, afirmou.
Fonte: Vida no Campo com informações da Prefeitura
você encontra!