Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Proteção de nascentes e secagem e armazenagem de grãos são destaques da Emater/RS-Ascar na Festa da Colônia

A 32ª edição da Festa da Colônia de Gramado acontece até o próximo domingo (14/05).
Foto de capa Proteção de nascentes e secagem e armazenagem de grãos são destaques da Emater/RS-Ascar na Festa da Colônia
A 32ª edição da Festa da Colônia de Gramado acontece até o próximo domingo (14/05).
Publicado em
12/05/2023

A 32ª edição da Festa da Colônia de Gramado acontece até o próximo domingo (14/05). O evento celebra a gastronomia e os costumes do interior, apoiados na cultura dos imigrantes portugueses, italianos e alemães. Além dos fornos de barro, onde são assados pães e cucas na hora, o visitante encontra café colonial, restaurantes de comidas típicas alemã e italiana, feira de produtos coloniais com diversas agroindústrias e lanches como o tradicional bolinho de batata. Tudo feito por agricultores familiares do município.

Além do apoio às agroindústrias e ao setor de fornos, que comercializa os produtos durante o ano todo na Praça das Etnias, nesta edição a Emater/RS-Ascar está apresentando ao público, através de maquetes, outras duas importantes ações na região da Serra: a proteção e recuperação de nascentes de água e a secagem e armazenagem de grãos, temas que também são abordados em eventos. Na tarde desta segunda-feira (08/05), a engenheira florestal Adelaide Ramos, extensionista da Emater/RS-Ascar, conversou com os beneficiários sobre o projeto de proteção e recuperação de nascentes de água, realizado em parceira com a Sicredi Pioneira e com o apoio da Prefeitura. E na quinta-feira (11/05), às 14h, o engenheiro agrônomo João Villa irá falar sobre secagem e armazenagem de grãos.

No município de Gramado, seis propriedades rurais (sendo uma Unidade de Referência Técnica) serão beneficiadas pelo projeto. Segundo Adelaide, um dos objetivos é garantir a segurança hídrica das propriedades rurais, através da proteção e restauração de nascentes, o que significa ter água de qualidade e em quantidade quando precisar e para as finalidades que necessitar, seja para o consumo humano, a dessedentação animal ou para projetos produtivos, como a irrigação. “Com as estiagens que a gente tem verificado nos últimos anos, passou-se a ter novamente um olhar especial para as nascentes, como uma forma de garantir o acesso à água”, afirma. Ela destaca ainda que a proteção e recuperação de nascentes de água nas propriedades rurais também impactam na formação das águas de arroios, rios e bacias hidrográficas.

Além dos agricultores que irão participar do projeto em Gramado, também estiveram presentes o secretário da Agricultura, Rafael Ronsoni, o coordenador de agroindústria da Secretaria da Agricultura, Eliezer Nascimento de Lima, o secretário de Inovação, Ique Kotz, o gerente de negócios agro da Sicredi Gramado Centro, Murilo Felisberto, e a extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Janete Basso Costa.

 

Fonte/Imagem: Divulgação

Anúncios
BRsul Nova padua

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.