Vida no Campo

Blog

Ipê

Projeto Innova Ecovida promoveu formação em Bioinsumos em Ipê

Aproximadamente 60 produtores, ligados a Rede Ecovida, participaram da formação realizada no município na quarta-feira, 12/04/2023.
Foto de capa Projeto Innova Ecovida promoveu formação em Bioinsumos em Ipê
Aproximadamente 60 produtores, ligados a Rede Ecovida, participaram da formação realizada no município na quarta-feira, 12/04/2023.
Publicado em
17/04/2023

Aproximadamente 60 produtores, ligados a Rede Ecovida, participaram da formação realizada no município na quarta-feira, 12/04/2023.  A ação faz parte do Projeto Innova Ecovida, promovido pela Rede e executado pela FLD CAPA - Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia.

Innova Ecovida é o projeto que foca no trabalho de desenvolvimento de pesquisa e inovação para o conjunto de 34 núcleos da Rede Ecovida, distribuídos entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E uma das temáticas do projeto é o uso e fabricação de Bioinsumos.

Visando implantar, até as 2025, 10 unidades de pesquisa e referência junto às famílias Agricultoras, Ipê recebeu a primeira formação em Bioinsumos, em que os produtores tiveram conhecimento sobre o processo relacionado à utilização na agricultura e fabricação. “É evidente que o bioinsumo é uma tecnologia necessária para o desenvolvimento produtivo.  É uma tecnologia que consegue facilitar e construir um sistema e práticas mais eficientes de manejo.  Estes conseguem garantir isso.  Assim, está sendo executado o projeto com essa temática, justamente para que se consiga avançar na construção de conhecimentos e se faça com que a utilização dos bioinsumos cresça e seja massiva entre as famílias agricultoras”, explica o Coordenador projeto Innova Ecovida Eng. Agrônomo Luiz Carlos Hartmann

A assunto principal do evento realizado em Ipê foi elencar aos produtores a importância da implantação de uma biofábrica. “Se tem vários modelos e biofábrica possíveis. Há biofábricas focadas em isolados, outras com foco em populações de microrganismos e outras focadas em alguns compostos orgânico, que ajudam a fornecer insumos para as atividades agrícolas. Isso mostra que temos um conjunto possível de serem implementadas pelas famílias agricultoras,” enfatiza.

O produtor que opta por uma biofábrica de bioinsumos não vai utilizá-la só para si.  Porque a reprodução desses microrganismos e o funcionamento da biofábrica tem a facilidade de atender demandas de vários agricultores. “Um exemplo de BioFábrica é a do ipeense, Marcos Mosquer, da Capela São Braz, que implantou a biofábrica de reprodução dos microrganismos e além de atender a própria demanda, vai atender toda a rede de agricultores que estão inseridos na Econativa. Então acaba sendo um fator importante na organização social que a cooperativa constrói. A cooperativa ajuda na comercialização e agora vai disponibilizar bioinsumos mais baratos para seus associados”. 

Apoiam o projeto a Econativa, o Centro ecológico, a FLD Projetos de Vida, a INFOCOS, a AgriCord, a AQO e Lá Union Europea. O curso de formação ocorreu no Clube Ideal-Acisa.

 

Fonte/Imagens: Divulgação

Em Ipê
você encontra!
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.