Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Projeto gaúcho que monitora mosquito da dengue em tempo real é finalista do Santander Global Award

"Mosquitoramento" é uma inciativa criada por alunos e professores da UFRGS -Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Imagem: Divulgação
Foto de capa Projeto gaúcho que monitora mosquito da dengue em tempo real é finalista do Santander Global Award
"Mosquitoramento" é uma inciativa criada por alunos e professores da UFRGS -Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Imagem: Divulgação
Publicado em
05/03/2024

"Mosquitoramento" é uma inciativa criada por alunos e professores da UFRGS -Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O projeto acadêmico “Mosquitoramento”, que usa recursos de machine learning e inteligência artificial para mapear o fluxo do aedes aegypti, foi finalista do Santander X Global Award University, prêmio global de empreendedorismo do Santander. Com um gravador de som plugado a um processador capaz de traduzir as ondas sonoras em gráficos em tempo real, a solução faz um mapeamento digital da proliferação do mosquito da dengue, permitindo o mapeamento do fluxo de proliferação da espécie, contribuindo para ações mais assertivas de controle pela população e órgãos públicos. A iniciativa nasceu dentro dos laboratórios da UFRGS e se destacou entre os mais de 200 projetos inscritos na competição.

A operação do Mosquitoramento é fácil e de baixo custo. Os dados gerados pelo gravador de som são processados no próprio dispositivo, que é encarregado de enviar as informações para um aplicativo que cria dashboards de geolocalização em tempo real, dando agilidade para medidas de prevenção e economia no orçamento público no combate à dengue. “Atualmente temos alguns projetos testes em São Valentim (RS), onde o município possui armadilhas instaladas com nosso captador de áudio em diversos pontos da cidade. A prefeitura do município consegue, a partir desses dados, otimizar estratégias de combate à dengue”, afirma Luiz Felipe de Moura, estudante de Engenharia de Controle e Automação da UFRGS e integrante do projeto Mosquitoramento.

Os projetos nacionais inscritos no Santander X Award University 2023 passaram por rodadas de avaliação e mentorias realizadas pela Aceleradora Ace Cortex – empresa especializada em inovação no mundo das startups - e ficou em primeiro lugar na categoria Award University em âmbito nacional, que os possibilitou de competir em escala global com outros projetos no Santander X Global Award. “Quando inscrevemos o Mosquitoramento, não imaginávamos que seria possível alcançar a premiação global. Foi uma grata surpresa saber que nosso projeto foi escolhido para ser finalista do Santander X Award. Independentemente do resultado, a oportunidade de ter tido mentorias que nos ajudaram a elevar nosso pitch comercial a um patamar global vai nos ajudar muito em continuar e expandir o projeto pelo país”, conclui Luiz.

Como vencedor do Santander X Award Startup 2023, na edição nacional, o projeto recebeu R$  15 mil reais, mentoria personalizada da Aceleradora Ace Cortex e mais uma rodada de coaching exclusiva com a Fundação Oxentia, instituição da Universidade de Oxford que apoia empreendedores que não têm acesso aos ecossistemas de empreendedorismo. A Oxentia os auxiliou em preparar o projeto para a disputa final, que foi realizada no estande do Santander X durante o evento internacional 4YFN em Barcelona, que conecta startups empreendedores de todas as partes do mundo. Clique aqui e veja o vídeo do projeto que foi apresentado na final da competição.

O projeto vencedor do Santander X Global Award University receberá uma premiação no valor de 10 mil euros e acesso a um programa de treinamento empresarial para apoio no preparo do lançamento do seu projeto em âmbito global. “Estamos orgulhosos de ter, um projeto acadêmico brasileiro finalista da nossa premiação global. Faz parte da missão do Santander Universidades exportar o vasto conhecimento que existe em nossas universidades para o mundo e promover empresas e projetos que contribuem na solução de problemas enfrentados pela sociedade”, afirma Marcio Giannico, Head senior de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Projetos de 11 países participaram desse desafio global, cujo objetivo foi identificar e apoiar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade. O Santander desenvolve diversas iniciativas para ajudar pessoas e empresas a melhorarem suas perspectivas futuras e por meio do Santander X, conecta empresas e projetos aos recursos, treinamento, consultoria e pessoas que elas precisam para consolidar, alavancar e escalar os negócios.

Santander e seu apoio a Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026. Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro. Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista 'Change the World'.

Fundação Oxentia e seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo global

A Fundação Oxentia foi criada para promover o objetivo fundador da Oxentia: abordar as desigualdades globais por meio de atividades de inovação e empreendedorismo. A Oxentia organizou competições internacionais e prêmios para empreendimentos baseados em inovação e prestou assessoria a empreendedores para promover a comercialização de projetos de base científica e tecnológica, com impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Oxentia surgiu da empresa de transferência de tecnologia da Universidade de Oxford, Oxford University Innovation, com o objetivo de fornecer serviços especializados de gestão da inovação para clientes do setor público e privado em todo o mundo. Sua abordagem é sustentada pela forte herança de Oxford, baseada em mais de 30 anos de experiência apoiando a inovação acadêmica e o empreendedorismo em mais de 70 países.

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.