Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

Projeto de iluminação externa da Igreja Matriz de Antônio Prado é apresentado ao poder público e entidades

No dia 03 de maio, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus apresentou o projeto de iluminação externa da Igreja Matriz de Antônio Prado
Foto de capa Projeto de iluminação externa da Igreja Matriz de Antônio Prado é apresentado ao poder público e entidades
No dia 03 de maio, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus apresentou o projeto de iluminação externa da Igreja Matriz de Antônio Prado
Publicado em
05/05/2023

No dia 03 de maio, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus apresentou o projeto de iluminação externa da Igreja Matriz de Antônio Prado para representantes do poder público, CIC, CDL, diretoria da Associação dos Amigos do Museu Diocesano Dom José Barea – proponente do restauro da Igreja Matriz e integrantes da Comissão de restauro.  O projeto foi desenvolvido pela Light designer Claudia De Bem e pela empresa Welight Projetos de Iluminação, de São Paulo.

Durante a apresentação, em reunião online, os representantes da Welight frisaram que o projeto busca destacar os pontos arquitetônicos do imóvel tombado, valorizando cada elemento que a compõe, desde o relógio até o contorno do telhado que faz a menção a Cruz, com o objetivo de dar-lhes a devida importância. “Este projeto foi construído conforme a visão da própria comunidade. Reforçando o lugar como algo com significado muito além do sagrado. O trabalho apresentado também leva em consideração a obra de restauro e o cuidado e respeito pelo prédio tombado”, explica a light designer Claudia De Bem.

Outro ponto observado, segundo Ruy Soares, da empresa especializada, foi o ajuste das luzes para o não ofuscamento das pessoas que circularão pelo espaço, visto que as luzes “serão posicionadas no entorno da igreja”.

Presente na reunião, o Senhor Prefeito Roberto Dalle Molle, gostou do projeto apresentado e elogiou a preocupação dada na valorização dos elementos arquitetônicos da igreja.

A Secretária de Planejamento, Tatiane Martello, acredita, que a visibilidade que a iluminação dará ao imóvel, provocará na comunidade uma observação diferente, principalmente as laterais da igreja, que segundo ela, são desconhecidas. “A iluminação cênica ressaltará os elementos das laterais, as quais pouco olham para elas e irá realçar os detalhes das ruas paralelas.”

Para a Secretária de Turismo, Patricia Schenkel, a execução da iluminação externa “conversa perfeitamente com a iluminação do Centro Histórico e com outras ações que a própria secretaria estará fazendo”. Patrícia também demonstrou preocupação com o gasto de energia elétrica e questionou de quem ficaria essa responsabilidade.

Ruy afirmou que para a execução serão utilizadas luminárias de LED e que o consumo, será comparado a de um chuveiro elétrico. “O tempo que as luzes estarão acesas e o que ficará visto que, poderão intercalar em sua totalidade ou em partes, será estipulado pela paróquia e administração pública”.

Conforme o Pároco, Pe. Kleiton Pena, o sistema atual de iluminação fica ligado das 19h30min até às 24h. Também afirmou que será utilizada a mesma fonte existente. “Essa fonte – que ilumina o externo do prédio – vem da iluminação pública, foi instalada por volta do ano de 2007, quando várias entidades da cidade, junto à Prefeitura, executaram a primeira iluminação do frontal da igreja...  Afirmo que este projeto será executado com o objetivo de promover o turismo, por isso a iluminação externa não irá ferir o prédio, exceto um ou outro ponto, como as luzes nas janelas, e não atrapalhará sobre o restauro da Igreja, o qual estamos trabalhando para executá-lo.”

A partir de agora, a empresa responsável pelo projeto irá remeter a planta de iluminação para a Prefeitura e para o IPHAN para a avaliação. Se aprovado por ambos os órgãos, o projeto passará para a execução.

 

Fonte: Vida no Campo 

Imagem: Reprodução

Em Antônio Prado
você encontra!
BRSULNET

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.