Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Palestras levam informações e recomendações para viticultores nos próximos meses

Muita chuva em um intervalo de tempo muito curto, como ocorreu nesta semana, faz com que os produtores devam se precaver. / Imagem: Divulgação
Foto de capa Palestras levam informações e recomendações para viticultores nos próximos meses
Muita chuva em um intervalo de tempo muito curto, como ocorreu nesta semana, faz com que os produtores devam se precaver. / Imagem: Divulgação
Publicado em
17/07/2023

Muita chuva em um intervalo de tempo muito curto, como ocorreu nesta semana, faz com que os produtores devam se precaver. A fim de levar informações sobre as tendências climáticas para o segundo semestre e as práticas culturais recomendadas na viticultura diante da atuação do El Niño no Estado, produtores de Flores da Cunha e de Farroupilha participaram, nesta quinta-feira (13/07), de palestras. Os eventos, realizados nas agências Agro da Sicredi em ambos os municípios, foram promovidos pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), juntamente com a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e a Prefeitura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Farroupilha.

 

Conforme o meteorologista da Seapi, Flávio Varone, que falou sobre as tendências do clima para o inverno e primavera, o período deverá ser marcado pelo aumento da umidade, trazendo chuvas mais intensas e frequentes e tempestades, e um inverno com temperaturas mais amenas. Varone também apresentou o Simagro, Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos, mostrando as informações e produtos que são gerados com a rede de estações para dar suporte e favorecer o planejamento das atividades dos produtores do Rio Grande do Sul. Segundo ele, o monitoramento das condições climáticas é estratégico para o setor, e a ideia é realizar esse trabalho também em vinhedos e gerar índices específicos para o setor vitícola.

 

Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Enio Ângelo Todeschini, a previsão de chuvas e temperaturas acima da média exige mais atenção dos produtores e também um custo maior quanto aos tratamentos fitossanitários. Ele apresentou uma série de práticas recomendadas para amenizar os possíveis riscos de interferência na produtividade dos parreirais.
"Primeiro, recomendamos uma poda seca pobre, com redução de gemas ou carregadores por planta. Uma poda verde intensa, para facilitar a entrada dos raios solares e ventilação, reduzindo o tempo de molhamento dos órgãos vegetais das frutíferas", comentou. Outra prática importante, segundo ele, é o uso de plantas de cobertura do solo para evitar a erosão e perdas da fertilidade em momentos de chuvas torrenciais. E, depois, no verão, no caso de deficiência de chuva, a palhada contribui para a redução da perda da umidade frente aos principais supressores, o calor e o vento.


A adubação é extremamente importante, evitando os excessos. O produtor deve ser estritamente profissional, fazendo aquilo que observa as análises de solo e folha. “Cuidado especial para o nitrogênio, ele que dá mais vigor às plantas", reforçou. Os tratamentos de inverno, como relatado por Ênio, também são imprescindíveis para redução de fontes de inóculos, ou seja, a propagação de doenças e de populações de pragas. "Destacamos ainda a questão do uso de indutores de brotação para facilitar e aumentar o número de gemas que irão brotar", explicou.


Em seguida, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, vêm os tratamentos fitossanitários de primavera e verão, na fase vegetativa. Para isso, o produtor deve manter o pulverizador sempre nas mais perfeitas condições e os fungicidas que serão usados devem ser escolhidos em função da fase da planta e condições climáticas predominantes. Já nos cultivos protegidos a recomendação é realizar pelo menos duas lavagens do filme plástico ao ano, para aumentar a disponibilidade da radiação solar sobre as folhas.

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.