Outubro inicia com a abertura da primeira edição da UCS International Week
Programação segue até a próxima sexta-feira (6) com atividades multiculturais de gastronomia, dança, música, teatro, literatura, cinema, exposições artísticas, aulas de idiomas e palestras
Bom dia. Guten morgen. Good morning. Buenos días. Buongiorno. Foi assim, em cinco idiomas, que o reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, saudou o público na abertura da 1ª UCS International Week, às 11h30min desta segunda-feira, dia 2 de outubro. O evento segue até a próxima sexta-feira, dia 6, com o objetivo de valorizar o processo de internacionalização no meio universitário, promovendo o desenvolvimento de competências globais e interculturais. Estão programadas atividades multiculturais, de gastronomia, dança, música, teatro, literatura, exposições artísticas, imersões no cinema e no museu, aulas abertas de idiomas, palestras e tours guiados pelos campi.
A programação, presencial e on-line, com a participação de convidados de instituições parceiras, consulados, associações internacionais e agências de intercâmbio, permite que estudantes, professores, colaboradores e comunidade vivenciem a cultura da internacionalização no Campus-Sede da UCS e nos campi da Instituição por meio do contato com diversas línguas estrangeiras, em ambientes acolhedores, divertidos e inclusivos.
Além disso, os professores também desenvolvem dinâmicas em sala de aula com abordagens pedagógicas particulares, permitindo o contato com diferentes línguas e culturas. São cerca de 260 atividades que envolvem praticamente 8 mil estudantes em sala de aula. A programação também conta com cardápio especial, já que durante o evento bares e restaurantes do Campus-Sede oferecem opções temáticas.
Com influências multiculturais, o primeiro dia de UCS International Week foi marcado pela diversidade cultural. O Centro de Convivência acolhe mais de 40 bandeiras de diferentes nacionalidades e culturas, que decoram o espaço. Para simbolizar a internacionalização da Instituição, foram convidados representantes com vínculo ou vivência em alguns países para o hasteamento de suas bandeiras. São eles: Alemanha, Cabo Verde, China, Espanha, Estados Unidos, Gana, Guiné Bissau, Itália, Japão e Uruguai.
O vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, lembrou os quatro pilares da Instituição - Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão -, e contextualizou a Internacionalização como sendo um quinto elemento. "A internacionalização é um dever e uma responsabilidade da Universidade. A nossa função é formar pessoas competentes e habilitadas a trabalhar de acordo com as transformações do mundo", afirmou, em um discurso bilíngue (português e inglês), complementando: "é para se divertir com a UCS International Week, uma experiência única".
Com a intenção de realizar o evento a cada semestre, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, buscou no latim uma expressão para enaltecer o encanto pela variedade de culturas e de países. "A motivação para estudarmos novos idiomas e para acolhermos diferentes culturas nos engrandece e nos abre os horizontes", considerou em seu discurso, ao transitar, com fluência, entre o português, o inglês e o italiano. Além de reforçar a importância de aprender línguas estrangeiras, assim como o vice-reitor, ele agradeceu à comissão organizadora do evento e parabenizou a todos os estudantes do CETEC e dos cursos de graduação que, ao longo da programação, apresentaram seus trabalhos em outros idiomas.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura a pró-reitora de Graduação da UCS, professora Terciane ngela Luchese, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, p
rofessora Neide Pessin, o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Universidade de Caxias do sul (FUCS), professor Marcelo Faoro de Abreu, o chefe de gabinete, professor Givanildo Garlet, o diretor do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira, a diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, e o diretor da UCSfm, Sandro de Oliveira Padilha.
Sobre a internacionalização da UCS
O primeiro movimento institucional de internacionalização da Universidade de Caxias do Sul ocorreu em meados de 1995. Desde então foi criada a Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (ARINT) e elaborado o Plano Institucional de Internacionalização da Universidade de Caxias do Sul (PIINT/UCS) e o Projeto Institucional de Internacionalização (PRINT/CAPES/UCS) com o objetivo de estruturar e sistematizar as discussões e o conhecimento construído.
Com mais de duas décadas de atuação na área internacional, os números refletem os esforços. De acordo com os dados contabilizados pela ARINT, de 1997 a 2023 a Universidade somou a movimentação de mais de 10.071 pessoas, enviadas e recebidas, entre estudantes e docentes. Isso equivale a uma história de internacionalização por dia durante 27 anos, 6 meses e 27 dias.
Mais recentemente, nos últimos dez anos, a UCS gerou a movimentação de 2.880 estudantes, enviados e recebidos, das interações que foram mapeadas pela ARINT. Atualmente, a Instituição contabiliza 123 acordos de cooperação firmados com 26 países de diversos continentes.
Para além disso, a Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), que participa da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul com estande e sessões de autógrafo, também agrega no nível de internacionalização da Instituição. Somente em 2023, a EDUCS publicou 90 livros – e está com 32 títulos em andamento. Desse total, 12 obras são de autores estrangeiros, foram traduzidas ou estão publicadas em outros idiomas. Isso significa dizer que 13% dos livros publicados pela EDUCS, este ano, tem natureza internacional.
Saiba mais sobre a história da internacionalização da UCS clicando aqui.
Fonte: Divulgação UCS